SPORT

Buscando reação na Série A, Sport enfrenta Grêmio fora de casa

Partida está marcada para às 19h, na Arena do Grêmio

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 03/09/2020 às 10:03
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Na lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas quatro pontos em seis jogos, pior começo de Série A do Sport neste recorte, o Rubro-Negro está em busca de reação para sair da zona de rebaixamento da primeira divisão. E o duelo que o Leão tem nesta quinta-feira é contra um adversário pesado: o Grêmio, que tem Diego Souza como centroavante, um dos ídolos do Leão. A partida está marcada para às 19h desta quinta-feira, em Porto Alegre. Se vencer, é bem provável que o Sport deixe o grupo dos quatro piores do campeonato. No entanto, levando em conta o peso do adversário, um empate também é importante, sobretudo por não ter arrancado pontos do Coritiba na última rodada – em um confronto direto de dois times que têm a permanência como principal meta.

A partida diante do Grêmio marca o segundo jogo do técnico Jair Ventura no comando leonino. Na estreia, o Sport apresentou pontos defensivos interessantes, mas acabou sendo derrotado pelo Coritiba após falha grave do goleiro Mailson aos 49 minutos do segundo tempo e, com o resultado, foi para a zona de rebaixamento.

Para o duelo desta quinta-feira, uma das grandes incógnitas no Sport está no gol. Isso porque Mailson falhou de forma grave contra o Coritiba e, por conta disso, existe a possibilidade de troca na meta leonina. Portanto, Luan Polli, que foi para o banco de reservas depois da derrota para o Santa Cruz no Estadual, pode voltar à titularidade – o arqueiro foi reserva nos últimos 11 duelos. Com relação ao goleiro Carlos Eduardo, nome pedido por parte da torcida, ele não vem sendo relacionado nas partidas – também não jogou pelo Rubro-Negro em 2020.

Na lateral-direita, Patric é o titular absoluto, enquanto Luciano Juba deve ser o titular na esquerda, já que o lateral-esquerdo Sander pediu para deixar o Sport e não será nem relacionado para o duelo. “Estou vendo como uma responsabilidade, mas com a cabeça tranquila. Quando tiver oportunidade, é dar o meu melhor e ajudar. Nosso time está bem focado, a gente sabe que vai ser um jogo difícil contra o Grêmio na Arena. Mas a gente está bem focado e trabalhando para, se Deus quiser, sair com um resultado positivo”, disse Luciano Juba.

Na dupla de zaga, outra incógnita. Isso porque o zagueiro Adryelson, está de volta após suspensão e, além disso, Chico e Iago Maidana não tiveram atuações ruins diante do Coritiba, mesmo com o revés sofrido pelo Rubro-Negro. Portanto, existe a dúvida se Jair Ventura mantém a dupla que atuou na última partida, deixando Adryelson no banco; ou recoloca o defensor no time, sacando um dos defensores que foram titulares na estreia do comandante. Chico, inclusive, concedeu entrevista à TV Sport nesta quarta-feira, destacando que é um duelo difícil, mas que acredita no Rubro-Negro pontuando diante do Grêmio.

No meio-campo, a tendência é de que a formação com três volantes seja mantida, sobretudo pela postura defensiva que o Sport deve adotar na partida. Portanto, uma trinca com Ronaldo Henrique, Betinho e Ricardinho deve continuar – com a possibilidade de Marcão entrar no lugar do primeiro. No ataque, um dos graves problemas do Leão na temporada, Jonatan Gomez deve seguir atuando mais avançado. Além do argentino, Marquinhos também é presença praticamente certa na equipe.

Fechando o trio de ataque, outra dúvida. Isso porque o atacante Elton, que marcou dois dos quatro gols que o Sport fez na Série A, não vem tendo boas atuações e existe a possibilidade de deixar o time. Contra o Coritiba, por exemplo, ele teve uma chance de marcar e não fez. Se Jair Ventura optar por uma mudança mais simples, Hernane e Ronaldo surgem como opções. No entanto, o comandante pode escolher jogar com um times mais leve, sem essa figura do centroavante.

E aí o escolhido pode ser Leandro Barcia, que até já jogou sendo a referência em alguns clubes na carreira, mas ainda não atuou assim no Leão. O uruguaio, inclusive, foi acionado contra o Coritiba e até teve uma oportunidade de fazer o gol, mas não fez. Vale lembrar que o Sport não balança às redes dos adversários há três rodadas – e só marcou em dois dos seis jogos da Série A.

GRÊMIO

O Grêmio chega para o duelo contra o time pernambucano em festa, após confirmar o título do Campeonato Gaúcho. O Tricolor tem como principal referência ofensiva o meia-atacante Diego Souza, velho conhecido da torcida leonina. Em 16 jogos, o jogador marcou dez vezes e é uma das armas do time para vencer o Sport. Em cinco de jogos de Série A, o Grêmio ainda não perdeu. No entanto, o time só venceu uma partida, conquistando outros quatro empates.

Ficha técnica:

Grêmio: Vanderlei; Orejuela (Victor Ferraz), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortêz; Matheus Henrique, Lucas Silva (Maicon) e Jean Pyerre; Alisson, Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

Sport: Mailson (Luan Polli); Patric, Adryelson, Chico (Iago Maidana) e Luciano Juba; Ronaldo Henrique, Betinho e Ricardinho; Jonatan Gomez, Marquinhos e Elton (Hernane ou Leandro Barcia). Técnico: Jair Ventura.

Estádio: Arena do Grêmio.

Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade.

Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Katiuscia Berger Mendonça.

VEJA MAIS CONTEÚDO