SPORT

Sport inicia sequência de jogos decisivos no Brasileirão contra o Athletico

Nos próximos quatro jogos, o Sport joga três na Ilha do Retiro

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 27/10/2020 às 10:52
Pedro Vale
FOTO: Pedro Vale

Depois do heroico empate com o Atlético-MG, o Sport precisa aproveitar os próximos quatro jogos para reagir na Série A do Campeonato Brasileiro. Contra o Athletico-PR, Ceará, Vasco e Atlético-GO, o Leão pode passar uma borracha definitiva na sequência de quatro derrotas. Ainda mais porque desses confrontos, apenas o clássico regional diante do Vozão acontece fora de casa. Após a última rodada, a diferença para a zona de rebaixamento caiu para três pontos. O primeiro do Z-4 é o Vasco, com 18, um dos próximos adversários leoninos.

O embate com o Athletico-PR, no próximo domingo, às 16h, na Ilha do Retiro, marca o fim do primeiro turno. Na metade do Brasileirão, o Sport precisa da vitória para atingir mais de 50% da tradicional pontuação de permanência na elite do futebol brasileirão que são os 45 pontos. Ciente da necessidade de voltar a vencer após cinco partidas de jejum, o elenco rubro-negro começa a preparação, nesta terça-feira, depois de ganhar folga nessa segunda-feira.

“É um time perigoso, independente de estarem disputando outra competição. Temos que aproveitar esse momento deles. É claro que estão priorizando alguma das competições. Vamos com o intuito de fazer grande jogo, principalmente por ser em casa, onde precisamos somar mais pontos no Brasileirão”, afirmou o goleiro leonino Luan Polli, herói do empate com o Atlético-MG.

Para o próximo jogo, o Sport conta com o retorno de três jogadores. São eles: o zagueiro Maidana e o volante Marcão, que estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo, além do reserva e meia Bruninho, que ficou de fora do último do duelo porque está emprestado e pertence ao Atlético-MG, assim como Maidana.

Além desses três jogadores, o técnico Jair Ventura ainda tem a chance de contar com o lateral-esquerdo Sander. Ele iniciou a transição física após deixar o departamento médico, onde desfalcou o Sport nos últimos quatro jogos por causa de um edema no tendão de aquiles.

Quem também iniciou os treinos físicos foi o volante Betinho. Depois de um procedimento no coração para corrigir um desconforto cardiorrespiratório, ele deve passar cerca de 15 dias recuperando o condicionamento. A última partida dele aconteceu na 11ª rodada contra o Fluminense.

Com quase todas as peças à disposição, a certeza é que o Sport precisa mudar a estratégia para voltar a triunfar na Série A. O esquema bastante retraído no empate com o Atlético-MG precisa de ajustes. Porém, não há como negar que valeu a pena o sofrimento, pois o Leão voltou para Recife com um ponto que não estava na matemática. O que muda a perspectiva, se o clube pernambucano tropeçar dentro de casa.

“Acho injusto (as críticas). Até porque vamos jogo a jogo. O modelo de jogo é montado a partir do nosso adversário. Jogando fora de casa, uma equipe ofensiva, elenco com grande investimento, tínhamos que nos precaver. O Bahia fez a mesma coisa dentro de casa e saiu vencedor, porque souberam aproveitas as chances criadas. Foi a mesma forma. Tentamos anular o poder ofensivo deles, que é alto”, disse Luan Polli, em entrevista no programa Fórum Esportivo, da Rádio Jornal.

PODCAST

A estratégia do Sport contra o Atlético-MG e a sequência de jogos do Leão na Série A do Campeonato Brasileiro foram temas debatidos no na Cara do Gol, podcast da Rádio Jornal sobre o futebol pernambucano. O programa contou com as presenças de Alexandre Costa, Tiago Morais, Lilian Fonsêca e Marcos Leandro.

VEJA MAIS CONTEÚDO