SPORT

Presidente do Sport detalha sobre novas leis do possível novo estatuto

De acordo com o mandatário rubro-negro, os futuros presidentes do clube vão responder por seus atos temerários

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 04/11/2020 às 12:00
Diego Nigro / JC imagem
FOTO: Diego Nigro / JC imagem

No dia seguinte após a aprovação do texto final do novo estatuto do Sport, o presidente Milton Bivar concedeu uma entrevista para Ralph de Carvalho, da Rádio Jornal para detalhar sobre as principais mudanças nas regras do clube. Ao todo, 60 conselheiros participaram da reunião que aconteceu na última terça-feira (3) e foi transmitido via YouTube.

O novo estatuto vai ser encaminhado para o executivo do clube e, para o presidente Milton Bivar, as novas leis rubro-negra é importante para a saúde do Sport. “Foi um dia vitorioso para o Sport essa aprovação do nosso estatuto. Tem 90% do que foi aprovado são coisas que vão ajudar demais e muita coisa voltada para que a gente não tenha mais gestões temerárias sem que a gente possa interferir em algumas coisas para evitar maiores prejuízos durante o mandato de qualquer outro presidente que o Sport venha ter”, disse.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Como é de conhecimento da torcida rubro-negra, o Sport vive uma crise financeira instaurada após más gestões que geraram dívidas altíssimas para a realidade do clube. Por isso, até hoje o Leão sofre com cobranças de outras equipes e de jogadores que passaram pela Ilha do Retiro.

Com o novo estatuto, o dirigente que fizer uma gestão temerária vai ter que responder pelos seus atos, como explicar Milton Bivar. “A responsabilidade do dirigente pela gestão. O dirigente que fizer alguma coisa vai responder pelo seu patrimônio pela besteira que ele fizer vai ser punido e ele vai ter uma responsabilidade pessoal. O presidente que fizer qualquer coisa que envolva alto valor de dinheiro tem que ser levado para o conselho dar o ‘ok’ e isso eu acho fundamental. Outra coisa, o presidente é obrigado a convocar uma assembleia geral em até 45 dias se os 500 sócios pedirem e o conselho convocar diretamente. Eu acho que esses pontos são os pontos de destaques nesse novo estatuto”, detalhou.

Discordâncias

Apesar de aprovar a mudança do estatuto, o presidente Milton também é contra alguns pontos que estão dentro da possíveis novas leis do Sport. “Tem algumas coisas que eu precisava colocar, tem três que eu sou contra e eu acho fundamental a gente conversar para tirar algumas coisas e ter uma unidade na aprovação do estatuto na assembleia geral, que é a questão de remuneração de presidente e vice-presidente. Isso não existe. Presidente, nem vice, nem diretor receber dinheiro. A outra coisa é a participação da oposição no conselho fiscal e participação das chapas no conselho, ou seja, vai virar uma bagunça”, completou.

Caso seja aprovado o novo estatuto do Sport, quem for eleito como presidente terá três anos de mandato à frente do clube. Atual presidente do Sport, Milton Bivar voltou a despistar sobre uma possível candidatura a reeleição.

Podcast

O Na Cara do Gol desta semana, podcast sobre o futebol pernambucano da Rádio Jornal, analisou o desempenho surpreendente do Sport no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Leão é o nono colocado na classificação. O programa é transmitido ao vivo pelo canal da Rádio Jornal no YouTube, toda segunda-feira, a partir das 15h30.

VEJA MAIS CONTEÚDO