SPORT

Ataque do Sport com números inferiores a quatro equipes da parte de baixo da tabela

Entre os dez primeiros colocados, apenas o Sport tem o número inferior a um gol marcado por partida

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 10/11/2020 às 12:22
Anderson Stevens/Sport Club do Recife
FOTO: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O Sport vem fazendo uma Série A muito melhor do que a expectativa da torcida antes do início da competição. Atualmente, a equipe Rubro-negra está em 9° colocado, com 25 pontos conquistado. Esse resultado se deve muito a atuação do sistema defensivo implementado desde a chegada de Jair Ventura. Já o ofensivo não tem o mesmo desempenho. Isso porque o ataque do Sport é o setor mais criticado da equipe.

O problema se escancarou ainda mais na partida contra o Ceará, onde Jair Ventura não utilizou atacantes em nenhum momento durante todo confronto - além de não relacionar atletas que estavam disponíveis, como foram os casos de Rogério e Lucas Venuto. O motivo da escolha do treinador pode ser visto nos números.

Ao longo dos 20 jogos disputados na Série A, todas as equipes na primeira parte da tabela (do primeiro ao décimo) têm números superiores a um gol por partida, com exceção do Sport, que tem apenas 19 gols marcados. Desses 19, nove foram marcados por atacantes. Hernane Brocador, Elton, Leandro Barcia e Marquinhos foram autores de dois gols cada e Mikael balançou a rede em uma oportunidade. Porém, a preocupação aparece ao detalhar esses números.

 

Dos nove gols marcados pelos atacantes, três foram marcados de pênaltis. Além disso, o atacante Elton não está mais no clube, Hernane Brocador e Mikael estão sendo banco regularmente por escolha técnica, ou seja, apenas Leandro Barcia e Marquinhos estão sendo utilizados nos jogos por Jair Ventura. O artilheiro do Sport na Série A é o zagueiro Iago Maidana com quatro gols, o dobro de gols dos principais atacantes da equipe na competição.

Já comparando com a parte de baixo da tabela, o Sport tem o ataque com números iguais ou abaixo de quatro dos cinco últimos colocados da Série A. O lanterna Goiás marcou 21 gols, o Vasco da Gama (18°) tem 20 gols, o Botafogo (17) tem 19 gols e o Bragantino (16°) tem 23 gols marcados. O Sport só tem número superior ao Athletico-PR (19°), que tem apenas 15 gols marcados e é a pior defesa do campeonato.

O Sport está atrás da contratação do “camisa 9”, mas teve seu raio de opções diminuídos com o fechamento da janela de transferência internacional. Agora a diretoria do clube está olhando para o mercado interno e que esteja dentro de sua realidade financeira.

Podcast

O Na Cara do Gol desta semana detalhou sobre o desempenho do Sport e a variação de esquema implementada por Jair Ventura e que vem dividindo opiniões da torcida. O Na Cara do Gol é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras, no YouTube da Rádio Jornal. O programa também é disponibilizado em áudio nos principais agregadores de podcasts ou no site da Rádio Jornal.

VEJA MAIS CONTEÚDO