SPORT

Eleição do Sport deve acontecer em janeiro junto com votação do novo estatuto

O presidente Milton Bivar confirmou sua candidatura a reeleição

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 11/11/2020 às 10:14
Diego/Acervo JC Imagem
FOTO: Diego/Acervo JC Imagem

Os torcedores do Sport devem escolher o próximo presidente apenas no mês de janeiro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Executivo, responsável por oficializar a data do pleito, solicitou ao Conselho Deliberativo o adiamento da eleição. O órgão autorizou a realização até o fim da primeira semana de 2021. A provável data é o dia 4. A informação foi confirmada ao Jornal do Commercio e Blog do Torcedor pelo vice-presidente do Conselho, Ricardo de Sá. Ele ainda revelou que a tendência é que o novo estatuto, que já teve o texto final aprovado pelos conselheiros, seja colocado em votação entre os sócios na mesma data, apesar de ser necessário realizar outro tipo de Assembleia.

“Autorizamos a postergação para a primeira semana de janeiro. A ideia da Executiva é fazer no dia 04 de janeiro. Deve ser essa a data. Deixamos a autorização até o fim da primeira semana, embora haja essa previsão para o dia 04, para prevenir algum contratempo. Só foi para o Conselho porque havia um pedido de prorrogação. De poucos dias, é verdade, mas o Estatuto reza que se façam eleições até o fim de dezembro, então, era necessária essa autorização”, disse o Ricardo.

“O motivo do adiamento foi a Lei 14.030/2020, que proíbe assembleias presenciais, nas associações, até 31 de dezembro. A bem da verdade, a lei permite a realização, antes, se autorizada pelas autoridades sanitárias locais, mas, caso dependamos dessa autorização, a data ficaria incerta. E temos que divulgar o edital 25 dias antes do pleito, o que complicaria ter essa definição”, completou o dirigente, que ainda lembrou que se o período de validade da lei for aumentada existem “dois inconvenientes de custo e logística” e “provavelmente” a eleição ocorreria de forma remota.

Nessa terça-feira, o atual presidente rubro-negro Milton Bivar confirmou que vai concorrer à reeleição. Os outros demais pré-candidatos são Eduardo Carvalho e Luís Carlos Belém. Procurado pela reportagem, Bivar também confirmou que a intenção é realizar o pleito no dia 4 de janeiro. Além disso, garantiu que em breve a data será oficializada pelo Executivo.

PODCAST

O Na Cara do Gol desta semana, podcast sobre o futebol pernambucano da Rádio Jornal, faz uma análise dos últimos resultados de Sport, Náutico e Santa Cruz no Campeonato Brasileiro. O programa é transmitido ao vivo toda segunda-feira, no canal da Rádio Jornal no YouTube. Neste episódio, participam Alexandre Costa e João Victor Amorim (ambos da Rádio Jornal), Lilian Fonsêca (TV Jornal) e Marcos Leandro (Jornal do Commercio).

VEJA MAIS CONTEÚDO