ELEIÇÕES NO SPORT

Eleição do Sport deve acontecer no dia 18 de dezembro

A eleição para escolher o presidente do Sport iria acontecer no dia 04 de janeiro

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 13/11/2020 às 12:07
SÉRGIO BERNARDO/JC IMAGEM
FOTO: SÉRGIO BERNARDO/JC IMAGEM

O Conselho Deliberativo do Sport voltou atrás e as eleições para o cargo de presidente do clube não vai acontecer mais em janeiro - mesmo ainda tendo a autorização para realizar no dia quatro do primeiro mês do ano. A nova data para a realização da eleição é o dia 18 de dezembro, respeitando assim o estatuto do clube.

Em entrevista para Ralph de Carvalho, da Rádio Jornal, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Ricardo de Sá Leitão confirmou a alteração da data da eleição.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

“Será em dezembro. O conselho deixou autorizado, caso necessário, que se faça na primeira semana de janeiro, mas paralelamente a diretoria enquanto pediu autorização do conselho para ter essa margem provocou o Corpo de Bombeiros e a uma sinalização positiva e tudo indica que o Sport conseguirá fazer (as eleições), atendendo todas as indicações sanitárias, de maneira que o estatuto voltará a ser cumprido na íntegra, mesmo durante a pandemia. A data provável é no dia 18 de dezembro”, disse.

Ricardo de Sá Leitão também explicou o motivo da alteração da data. “Nosso estatuto prevê que as eleições são realizadas na segunda quinzena de dezembro, dos anos par. Por conta de uma lei, que foi aprovada no começo da pandemia, proibiu-se a realização de assembleias gerais presenciais, no âmbito das associações, e o Sport é uma associação no ponto de visto jurídico. O que acontece? A lei põe a salvo a possibilidade das autoridades sanitárias locais autorizarem a realização, a depender dos protocolos. Até porque, nós sabemos que o Supremo Tribunal Federal (STF) emponderou cada autoridade para realizarem seus próprios protocolos”, disse, o vice-presidente.

“Essa possibilidade estava no horizonte, porque Pernambuco já iniciou o protocolo de convivência e a retomada das atividades, inclusive nas entidades privadas, mas seria uma incógnita se e quando essa autorização viria. A lei 14030 vale até 31 de dezembro. Ponderou-se que adiasse quatro dias em relação ao prazo estatutário (4 de janeiro) e daria maior confiança de data, porque não dependeria da autorização. Mas ficou aquela inquietação. Inclusive tiveram anúncios na imprensa com algum candidato prejudicado…”, encerrou.

PODCAST

O Na Cara do Gol desta semana, podcast sobre o futebol pernambucano da Rádio Jornal, faz uma análise dos últimos resultados de Sport, Náutico e Santa Cruz no Campeonato Brasileiro. O programa é transmitido ao vivo toda segunda-feira, no canal da Rádio Jornal no YouTube. Neste episódio, participam Alexandre Costa e João Victor Amorim (ambos da Rádio Jornal), Lilian Fonsêca (TV Jornal) e Marcos Leandro (Jornal do Commercio).

VEJA MAIS CONTEÚDO