HOMENAGEM

Náutico homenageia Instituto JCPM, estampa marca no uniforme e reforça compromisso social

Presidente alvirrubro, Edno Melo, enalteceu os serviços prestados pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça para a sociedade

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/01/2021 às 23:42
Caio Falcão/ Náutico
FOTO: Caio Falcão/ Náutico

Na última partida da temporada 2020, o Náutico entrou em campo contra o CSA, nesta sexta-feira (29), nos Aflitos, pela 38ª rodada da Série B, com a marca do Instituto JCPM estampada no uniforme alvirrubro. A atitude foi uma maneira de homenagear o órgão que além de atuar no compromisso social, também valoriza o desenvolvimento da Juventude das comunidades.

"Nossa gestão sempre mostrou que tem uma grande preocupação com responsabilidade social. Mais que a marca do Instituto JCPM, a nossa camisa traz hoje o recado de sempre ajudar o próximo. Você observa que o Instituto JCPM está há 13 anos promovendo inclusão, levantando oportunidades, ações de suma importância para nossa sociedade e que o Náutico não poderia nunca estar contra isso. Temos o prazer de apoiar e divulgar esse time de ação", frisou Edno Melo, presidente do Náutico.

 

O Grupo JCPM implantou, em 2007, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, que visa elevar o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos. Nas unidades são realizados programas de qualificação profissional, aperfeiçoamentos, cursos pré-universitários, oficinas culturais, de inglês e da área de tecnologia, além de ações voltadas para as comunidades do entorno dos empreendimentos.

Para ter acesso aos cursos gratuitos é preciso ser egresso ou estar cursando o ensino médio em Escola Pública e morar em comunidades próximas aos empreendimentos. As atividades do IJCPM que tiveram início no Recife hoje estão em mais três Estados, além de Pernambuco (Sergipe, Ceará e Bahia), totalizando seis unidades.

PRÉ-UNIVERSITÁRIO

Um dos cursos mais concorridos do Recife é o Pré-universitário. Todos os anos, 70 jovens dessas comunidades são selecionados para participarem do programa preparatório para o ENEM realizado no turno da noite. Desde 2016 foi construída uma metodologia própria de ensino, com a equipe do Direto ao Ponto responsável por toda programação das aulas. É utilizada uma plataforma educacional online, com conteúdo customizado e voltado a estimular o estudo mesmo fora do horário das aulas. Além disso, são realizados programas de mentoria com os jovens.

COMUNIDADE

Ações com a comunidade também são realizadas pela equipe social do IJCPM com os jovens participantes dos cursos. Leitura para crianças em creches, aula de ginástica para a terceira idade, feita em parceria com o RioMar e com a Academia Companhia Athletica, reforma de praças, e palestras e cursos para desenvolvimento de pequenos empreendimentos comerciais estão entre as atividades realizadas ao longo do ano.

VEJA MAIS CONTEÚDO