COPA DO NORDESTE

Santa Cruz vence o Itabaiana por 2x0 e se classifica para fase de grupos da Copa do Nordeste

Como avançou de fase no Nordestão, o clube pernambucano vai embolsar cerca de R$ 1,7 milhão

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 02/02/2021 às 23:29
Alexandre Gondim/ JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

O Santa Cruz fez o dever de casa, venceu o Itabaiana por 2x0, nesta terça-feira (2), no estádio do Arruda, e garantiu vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste. O meia Chiquinho e o atacante Lourenço garantiram a vitória tricolor. Com a classificação, a Cobra Coral vai embolsar cerca de R$ 1,7 milhão.

O sorteio que vai definir os grupos do Nordestão 2021 acontece na próxima quinta-feira (4), às 12h, na sede da CBF.

O JOGO

Atuando no estádio do Arruda, o Santa Cruz começou a partida tomando a iniciativa e controlando a posse de bola. Por sua vez, o Itabaiana buscou esperar num primeiro momento, recuou suas linhas para dificultar as ações ofensivas do Tricolor e, quando possível, buscar surpreender nos contra-ataques.

E foi isso que aconteceu. A equipe coral encontrava dificuldade para achar o passe para uma finalização limpa, enquanto que o time sergipano ia encontrando as brejas que queria para sair rapidamente ao ataque. Aos seis minutos, Harrisson recebeu passe em boas condições de chute e resolveu arriscar de longe... A bola desvia em Célio Santos e passa raspando a trave de Luiz Fernando, saindo em escanteio.

O Itabaiana se empolgou com a chance criada e resolveu incomodar o Santa Cruz novamente. Aos 11, o time comandado por Maurílio Silva partiu em disparada para o ataque, a bola chegou para o atacante Thiago Santos, que driblou dois marcadores e arriscou da entrada da área, mas a bola subiu demais.

Mesmo com mais posse de bola, a Cobra Coral não conseguia traduzir em chances de gols e demorou a incomodar o goleiro Remerson. A primeira oportunidade só saiu aos 28 minutos, quando o meia Chiquinho cobrou falta com maestria e mandou a bola no travessão. Por pouco não entra e seria um golaço.

 

Como tinha dificuldade de penetrar a área do Itabaiana, os jogadores tricolores resolveram arriscar de longe. Foi o que aconteceu aos 38, com Lourenço recebendo passe na diagonal esquerda da grande área e chutando cruzado... A bola quicou em cima do goleiro Remerson, que ainda conseguiu espalmar para escanteio.

A estratégia viria a funcionar minutos depois. Aos 42, Chiquinho recebeu passe e disparou uma bomba de média distância, a bola quicou e passou por baixo do goleiro Remerson: 1x0.

 

Na volta da etapa complementar, o Itabaiana procurou adiantar um pouco suas linhas e, quando podia, buscava propor o jogo. Atuando mais no campo ofensivo, logo a primeira chance dos sergipanos sairia. Aos quatro, o atacante Ila cobrou falta com categoria, mas a bola acabou morrendo na rede por cima da meta de Luiz Fernando.

Para não deixar o adversário se empolgar, o Santa Cruz tratou de responder em seguida. Aos dez, Lourenço resolveu mais uma vez arriscar de longe, no cantinho, mas Remerson se jogou para espalmar e mandar a escanteio. Quatro minutos depois, o atacante tricolor levaria a melhor. Chiquinho individualizou pela direita, carregou a marcação entrando na área e cruzando buscando Victor Rangel. Remerson se antecipou e conseguiu espalmar, mas, no rebote, Lourenço não perdoou e ampliou o placar: 2x0.

 

Após o segundo gol do Santa Cruz, a partida diminuiu de ritmo e ficou mais pegada, com faltas duras e alguns cartões amarelos distribuídos pelo árbitro maranhense José Henrique de Azevedo Júnior.

Uma boa oportunidade só voltou a ser criada aos 34, quando Toty invadiu a área e, ao invés de cruzar, rolou para trás buscando André, que driblou o zagueiro Hugo e finalizou cruzado, com a bola raspando a trave direita do goleiro Remerson. Aos 42, Paulinho disparou uma bomba no meio do gol, mas como a bola viajou cheio de curva, o goleiro do Itabaiana espalmou para frente, afastando o perigo.

Aos 46, o Itabaiana ainda teve um pênalti ao seu favor, mas o artilheiro Thiago Santos foi para a cobrança e mandou para fora.

Com o placar de 2x0 mantido até o apito final, o Santa Cruz assegurou vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Ficha do jogo

SANTA CRUZ

Luiz Fernando; Toty (Augusto Potiguar), William Alves, Célio Santos e Perí (Denilson); André, Paulinho e Didira (Tinga); Chiquinho, Lourenço (Bileu) e Victor Rangel (Pipico). Técnico: Marcelo Martelotte.

ITABAIANA

Remerson; Ramon (Pinheirinho), Diego Bispo, Hugo e Paulinho; Jacobina, Téssio (Rafael Assis) e Batata (Rodrigo); Harrisson (Pedro Henrique), Ila e Thiago Santos. Técnico: Maurílio Silva.

Local: estádio do Arruda, no Recife (PE).
Árbitro: José Henrique de Azevedo Júnior (MA).
Assistentes: Antônio Adriano de Oliveira e Antônio Fernando de Sousa Santos (ambos do MA).
Gols: Chiquinho, aos 42 minutos do 1º tempo. Lourenço, aos 14 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Luiz Fernando, Chiquinho (STA) e Paulinho, Thiago Santos, Diego Bispo, Rafael Assis (ITA).

Mais Lidas