ELEIÇÕES

Oposição do Santa Cruz considera como 'manobra' o adiamento da eleição do clube

Josenildo Dodi e Joaquim Bezerra se posicionaram contrários ao adiamento do pleito e criticaram a postura da atual gestão tricolor

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 09/02/2021 às 15:29
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Após a determinação da Secretaria de Saúde de que a eleição para presidente do Santa Cruz, marcada para esta quarta-feira (10), não ocorra em virtude do Decreto Estadual nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que proíbe eventos com acima de 150 pessoas, os candidatos à presidência do clube tricolor se manifestaram surpresos com o adiamento do pleito; principalmente os de oposição, que consideraram a atitude uma manobra política da atual gestão.

"A comissão eleitoral se reuniu ontem (8) e ficou tudo bem decidido (sobre a realização da eleição). Mas, a informação que temos, é que foi mais uma manobra de tantas outras irresponsabilidades da atual gestão. Entendemos que existe a pandemia, mas o povo está na rua trabalhando normalmente. Se for nas praias estão todas lotadas. Então, me desculpe o secretário de saúde (André Longo), mas isso tem de ser bem avaliado. O metrô está cheio de gente. Os ônibus estão cheios de gente. Por que não pode ter eleição no Santa Cruz? Aonde estava tudo sendo bem articulado e organizado?", questionou Josenildo Dodi, candidato à presidência do Santa Cruz pela chapa 'Voz da Arquibancada'.

Já os representantes do grupo ProSanta se manifestaram através de uma nota oficial, assinada pelo candidato a presidente Joaquim Bezerra, que diz o seguinte: "Tomamos conhecimento de ofício, que foi enviado pelo Santa Cruz ao governo do estado, sobre a viabilidade para realização das eleições amanhã, dia 10/02/21. Nos causa estranheza que esse ofício só tenha sido encaminhado à secretaria de saúde, às vésperas das eleições. Inclusive, ontem, na instauração da comissão eleitoral, ficaram definidas todas as regras das eleições e da segurança sanitária, as quais não foram reportadas à secretaria de saúde pelo atual presidente do conselho, Sr. Paulo Borba. Observamos com isso, que o intuito maior dos gestores do clube não é com relação à segurança sanitária, mas sim com a evidente insegurança da chapa da situação de concorrer a um pleito limpo, com lisura, como é o anseio e o apelo popular da torcida coral. É lamentável essa manobra para, mais uma vez, adiar a eleição de um clube que anda clamando por transparência, credibilidade e governabilidade. Estamos atuando junto ao secretário de saúde, para esclarecer que todas as normas de segurança sanitária para realização da eleição, já haviam sido estabelecidas no dia de ontem pela comissão eleitoral".

 

Ainda segundo Josenildo Dodi, a estratégia da atual gestão de ganhar tempo é prejudicial para o clube. "Na verdade, torcida coral, estão dando um tido no pé. Porque o sentimento do torcedor do Santa Cruz clama por mudança. Sem pensam em ganhar tempo, pra mim, é uma jogada que está dando um tiro no próprio pé. Isso aumenta a revolta do torcedor, que quer que a atual gestão desapareça do Arruda", disparou o candidato.

SITUAÇÃO

O candidato da situação, Roberto Freire, que encabeça a chapa 'Tradição de Vitória', declarou surpreso com a decisão de adiamento da eleição do clube. "Eu não estava sabendo dessa decisão, tanto que passei o dia dando entrevistas contando que a eleição seria amanhã. Nosso grupo ainda vai se reunir para saber o que iremos fazer. Ainda não conversei com o presidente Constantino Júnior para saber a opinião dele, até porque o presidente é ele, eu sou apenas o postulante", declarou.

De acordo com informação do repórter João Victor Amorim, o presidente do Santa Cruz, Constantino Junior, está convocando os três candidatos à presidência do clube: Roberto Freire, Joaquim Bezerra e Josenildo Dodi para uma reunião emergencial no Arruda para que os candidatos assumam o compromisso de cumprimento dos protocolos e que as eleições aconteçam amanhã (10).

VEJA MAIS CONTEÚDO