suspensão

Rogério Caboclo é afastado da CBF após denúncia de assédio sexual e moral

O presidente da entidade máxima do futebol brasileiro fica fora do cargo por 30 dias

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 06/06/2021 às 18:35
Lucas Figueiredo/CBF
FOTO: Lucas Figueiredo/CBF

A Comissão de Ética da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou, neste domingo (06), o afastamento do presidente Rogério Caboclo por pelo menos 30 dias (com possibilidade de prorrogação) para que ele possa se defender da denúncia de assédio moral e sexual, que foi protocolada por uma funcionária da entidade na última sexta-feira (04). A informação foi divulgada pelo site do Globo Esporte, da ESPN e também no portal UOL.

Com a decisão quem retorna ao comando da CBF é Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes, por ser o vice-presidente mais velho da entidade. O processo contra Rogério Caboclo vai seguir rito sigiloso. Confira abaixo a nota da CBF:

"A CBF informa que recebeu na tarde deste domingo, 6, decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro suspendendo temporariamente (pelo prazo inicial de 30 dias) o Presidente Rogério Caboclo do exercício de suas funções. Seguindo o Estatuto da entidade, toma posse interinamente, por critério de idade, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima. A decisão é sigilosa e o processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada."

> Funcionária da CBF denuncia presidente Rogério Caboclo por assédio moral e sexual

Estatuto da CBF

O artigo 143 do estatuto da CBF prevê que a diretoria pode afastar, em caráter preventivo, "qualquer pessoa física ou jurídica direta ou indiretamente vinculada à CBF que infrinja ou tolere que sejam infringidas as normas constantes deste Estatuto ou do Estatuto da FIFA ou da CONMEBOL, bem como as normas contidas na legislação desportiva e nos regulamentos da CBF."

A Comissão de Ética analisou as 12 folhas de denúncias da funcionária cerimonialista da CBF. Ela tem poder de sancionar todos envolvidos na esfera do futebol brasileiro, incluindo o presidente da CBF.

VEJA MAIS CONTEÚDO