MUNDIAL

Fifa reconhecerá títulos olímpicos do Uruguai, que passará a ser tetracampeão mundial

A Celeste olímpica conquistou os Jogos de 1924 e 1928, época que ainda não existia a disputa da Copa do Mundo e o torneio de futebol das Olimpíadas era organizado pela FIFA

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/06/2021 às 19:16
Reprodução do Twitter
FOTO: Reprodução do Twitter

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) deve declarar, oficialmente, a seleção do Uruguai como tetracampeã mundial. Segundo o jornal português 'A Bola', a entidade máxima do futebol reconhecerá os títulos das Olimpíadas de 1924 e 1928, conquistados pela Celeste olímpica, como títulos mundiais, já que naquela época a Copa do Mundo ainda não existia - a primeira edição foi realizada em 1930.

Antigamente, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos era organizado pela própria FIFA, ao contrário de hoje em dia, que a organização do torneio é feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Além disso, no bicampeonato olímpico do Uruguai, todas as seleções jogavam com seus melhores atletas e não tinha a limitação de convocar apenas jogadores até 23 anos. Ou seja, entraram em campo os principais jogadores do mundo daquela época.

HISTÓRICO

Nas Olimpíadas de 1924, disputada em Paris, na França, o Uruguai sagrou-se campeão ao vencer na final a seleção da Suíça, por 3x0. Já nos Jogos Olímpicos de 1928, que foram disputados em Amsterdã, na Holanda, a Celeste olímpica faturou mais uma vez o título ao superar a rival Argentina na decisão por 2x1.

Com a ascensão de bicampeão mundial para tetracampeão, o Uruguai se junta as seleção da Itália e Alemanha, ambas também com quatro títulos da Copa do Mundo.

VEJA MAIS CONTEÚDO