Resumo

Olimpíadas de Tóquio: confira os principais acontecimentos desta terça (3) e quadro de medalhas atualizado

Veja as principais disputas, as medalhas conquistadas pelo Brasil e os recordes quebrados nos Jogos Olímpicos realizados no Japão

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/08/2021 às 8:38
COB
FOTO: COB

As Olimpíadas de Tóquio vão ser disputadas até o dia 8 de agosto, data da cerimônia de encerramento. Confira os principais acontecimentos do maior evento esportivo do planeta, com foco nos brasileiros nas competições nos Jogos Olímpicos.

>> Olimpíadas hoje: veja horários de jogos do Brasil nesta terça (3) e quadro de medalhas atualizado

Final no futebol

Em busca do bicampeonato, o Brasil venceu o México nos pênaltis, na manhã desta terça-feira (03), e se classificou para a grande final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

Bronze no boxe

O boxeador Abner Teixeira é medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio. Na manhã desta terça-feira (03), o brasileiro caiu na semifinal da categoria peso-pesado (até 91kg) para o cubano Julio La Cruz. O combate foi definido por decisão dividida dos juízes, 4 a 1.

Ouro

Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o bicampeonato olímpico. Na última regata da classe 49erFX de vela, a dupla brasileira ficou em terceiro lugar, o suficiente para garantir o lugar mais alto do pódio. A medalha de prata ficou com a dupla alemã Tina Lutz e Sussan Beucke, enquanto as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz terminaram na terceira colocação.

 

Martine e Kahena se tornaram as primeiras brasileiras a levar dois ouros olímpicos seguidos na vela. As duplas Torben/Marcelo Ferreira (star) e Robert Scheidt (laser) também são bicampeãs, mas não de forma consecutiva.

Bronze no atletismo

Alison dos Santos, o Piu, conquistou a medalha de bronze para o Brasil nos 400m com barreira. Ele terminou a prova com 46s72, novo recorde sul-americano. A medalha de ouro ficou com o norueguês Karsten Warholm, que cravou 45s94 e bateu o novo recorde mundial. O segundo lugar ficou com o norte-americano Rai Benjamin (46s17). Aos 21 anos, o paulistano se destacou nas fases preliminares pelos bons tempos e pelo carisma. Sempre dançando na aquecimento, Alison dos Santos tomou conta dos assuntos mais comentados nas redes sociais ao longo do dia.

Vôlei - masculino

A seleção brasileira está na semifinal. A equipe venceu com autoridade o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/20, e enfrentará o Comitê Olímpico Russo em busca de uma vaga na final olímpica.

>> Com duelo marcado em Tóquio, Brasil e Rússia fizeram jogo de vôlei épico nas Olimpíadas de Londres; reveja

Canoagem - masculino

Isaquias Queiroz e Jacky Godmann ficaram em quarto lugar na categoria C2 1000m. A final foi vencida pela dupla cubana, enquanto China (prata) e Alemanha (bronze) completaram o pódio. Isaquias Queiroz ainda disputará a C1 1000m. Ele é o único brasileiro a subir no pódio três vezes em uma mesma edição dos Jogos, o que ocorreu em 2016, no Rio de Janeiro.

Vôlei de praia - feminino

O Brasil não tem mais representantes no vôlei de praia feminino. Ana Patrícia e Rebecca perderam para a dupla suíça Anouk Verge-Depre/Joana Heidrich por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/18 e 12/15, e foram eliminadas nas quartas de final. A outra dupla brasileira, Ágatha e Duda, já havia caído nas oitavas.

Quadro de medalhas

Inúmeros atletas de centenas de países disputam e conquistam medalhas, seja de ouro, prata ou bronze. Mas você sabe quanto é a premiação por ganhar uma medalha olímpica? Apesar do Comitê Olímpico Internacional não pagar em dinheiro, muitos países oferecem recompensas pelo número de medalhas que os atletas ganham nos Jogos Olímpicos.

Os atletas que conseguem medalhas nos Jogos Olímpicos conseguem benefícios, que variam de acordo com o país. Confira abaixo a situação do Brasil no quadro de medalhas:

VEJA MAIS CONTEÚDO