jogos paralímpicos

Vídeo: Brasileira ganha medalha de ouro nas Paralimpíadas 2021 e quebra recorde mundial duas vezes no lançamento de disco

A atleta brasileira precisou de dedicação seguir a carreira no lançamento de disco e vencer nas Paralimpíadas de Tóquio

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/08/2021 às 13:09
Wander Roberto/CPB
FOTO: Wander Roberto/CPB

O Brasil conquistou o segundo ouro no lançamento de disco nesta segunda-feira (30), nas Paralimpíadas 2021. Desta vez o feito foi de Elizabeth Gomes, na disputa feminina da classe F52 (cadeirante). A atleta paulista ainda quebrou duas vezes o próprio recorde mundial na modalidade. No penúltimo lançamento conseguiu 17,33 metros, o primeiro recorde, o que já lhe garantiu o degrau mais alto do pódio, antes mesmo do fim da prova. No último lançamento, bateu novo recorde, de 17,62m.

Na madrugada de hoje, Claudiney Batista dos Santos também faturou ouro, com a marca de 45m59 na disputa masculina da classe F56 (cadeirante), com a marca de 45m59.

O lançamento de Elizabeth Gomes superou em mais de 2 metros o da ucraniana Iana Lebiedieva nas Paralimpíadas 2021, medalha de prata, com marca de 15m48. O bronze ficou com outra ucraniana, Zoia Ovsii, que lançou o disco a 14m37.

 

Doença

Em 1993, quando foi diagnosticada com esclerose múltipla, Elizabeth era jogadora de vôlei. O início no esporte paralímpico foi no basquete em cadeiras de rodas, em Santos, litoral de São Paulo, sua cidade natal. Durante os treinos descobriu o atletismo. Em 2019, a atleta conquistou ouro tanto no Mundial Dubai, quanto nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Peru).

 

VEJA MAIS CONTEÚDO