ELIMINATÓRIAS

Devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, diz Anvisa após jogadores da Argentina mentirem ao entrar no país

A seleção da Argentina desembarcou no Brasil para encarar a Seleção Canarinho pelas Eliminatórias da Copa

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/09/2021 às 15:03
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou que quatro jogadores da seleção da Argentina prestaram informações sanitárias falsas no formulário ao entrar no Brasil, para disputar partida válida pelas Eliminatórias da Copa. Em nota, a Anvisa diz que a situação foi comunicada à Polícia Federal para que "providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente".

A Agência também pediu para que as autoridades do estado de São Paulo isolem os quatro jogadores da Argentina e afirmou que eles não podem permanecer no Brasil. "A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro", afirma em nota.

Jogadores atuam no futebol inglês

Os argentinos Emiliano Martínez e Buendía, que atuam no Aston Villa, e Cristian Romero e Lo Celso, jogadores do Tottenham, atuam em clubes ingleses. Segundo portaria da Anvisa. viajantes que estiveram no Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no Brasil. Eles deveriam ter feito quarentena ao chegar ao Brasil, mas não fizeram.

Antes de viajar a São Paulo, os jogadores estavam na Venezuela. "Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes", disse a Anvisa.

Apesar da situação, a Casa Civil do governo brasileiro pode dar uma autorização para que os jogadores permaneçam no país, segundo revelou o G1.

Veja a nota completa:

Em virtude das informações de que quatro jogadores argentinos ingressaram no Brasil descumprindo as regras sanitárias do país, ao supostamente declararem, em formulário oficial da autoridade sanitária brasileira, informações falsas, a Anvisa se reuniu com representantes do Ministerio da Saude e com a Coordenação de Controle de Doencas da Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo neste sábado (4/9).

Após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021, a qual prevê que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil.

Os jogadores em questão declararam não ter passagem por nenhum dos 4 países com restrições nos últimos 14 dias. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes.

Ante a notícia, a Anvisa notificou de imediato o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS/MS), que coordena a rede CIEVS, responsável pela investigação epidemiológica junto ao estado de São Paulo e ao município de Guarulhos, para que o caso fosse investigado e rastreado.

Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclarece que já comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente.

Há notorio descumprimento da Portaria Interministerial nº 655/2021 e às normas de controle imigratorio brasileiro.

A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, nos termos do art. 11, da Lei Federal nº 6437/77.

Brasil x Argentina

O Brasil recebe a Argentina, neste domingo a partir das 16h (horário de Brasília) na Neo Química Arena, em São Paulo, em busca de uma vitória que lhe permita manter a campanha perfeita que tem feito até aqui nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, além de obter uma revanche sobre a equipe que lhe tirou o título da última edição da Copa América.

VEJA MAIS CONTEÚDO