O terceiro uniforme do Ajax, criado em homenagem à Bob Marley, tem que sofrer alteração caso o clube queira utilizar durante as partidas da Liga dos Campeões da Europa. O desenho dos três pássaros bordados próximos à parte traseira da gola precisam ser removidos. A exigência foi feita pela UEFA, que organiza a principal competição de clubes do futebol mundial. Qual o motivo? De acordo com a entidade, outras expressões visuais não são autorizadas.
> Com transmissão da TV Jornal/SBT, veja os oito grupos da Uefa Champions League 2021/2022
Os animais fazem referência à música "Three little birds" ("Três passarinhos"), que é uma das canções mais populares de Bob Marley e é cantada pelos torcedores do Ajax. "A UEFA enxerga o desenho (dos passarinhos) como uma expressão diferente do logo do clube, do logo do fornecedor de material esportivo e do logo do patrocinador na manga. Outras expressões visuais nas camisas não são autorizadas", escreveu a organização. O time holandês estreia na Liga dos Campeões contra o Sporting, de Portugal, nesta quarta-feira (15), no Estádio José Avalade.
Rise up this mornin’, smile with the rising sun.
Introducing our new 21/22 third jersey, inspired by our collective love for @BobMarley and his Three Little Birds. pic.twitter.com/YiPUS7AR19
— AFC Ajax (@AFCAjax) August 20, 2021
Resposta do Ajax
Ao ser questionado pelo site Ajax Life, o clube aparentemente não gostou da decisão e praticamente repetiu o comunicado da UEFA: "A Federação Europeia de Futebol (UEFA) vê-o como uma expressão diferente do logotipo do clube, logotipo do patrocinador da roupa ou patrocinador das mangas. Outras expressões não são permitidas", disse.
> Neymar, Messi, CR7 & cia na tela do SBT/ TV Jornal: 'transmitiremos a maior vitrine mundial do futebol'
A camisa foi bem recebida pelos torcedores do Ajax e familiares de Bob Marley, e foi usada pela primeira vez no dia 11 de setembro, na vitória contra o PEC Zwolle, pelo Campeonato Holandês.