pandemia

Apesar da alta expectativa, governo ainda não libera presença de torcida nos estádios de futebol em Pernambuco

O Governo de Pernambuco realizou coletiva de imprensa sobre o processo de retomada das atividades durante a pandemia da covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 16/09/2021 às 16:42
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

A expectativa para a coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco, desta quinta-feira (16), era sobre a perspectiva do anúncio de liberação dos torcedores para as partidas de futebol profissional. No entanto, não foi dessa vez que a presença da torcida nos estádios foi autorizada. O assunto segue em alta em todo o Brasil, principalmente com algumas partidas em Minas Gerias e Rio de Janeiro tendo os torcedores. Por enquanto, segue a presença de até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em competições esportivas de outra modalidades.

Como será a volta dos torcedores?

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, reforçou que o Governo do Estado está em contato com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e a Arena de Pernambuco para divulgar um protocolos de saúde para a volta dos torcedores ao estádios, além de revelar quais etapas do processo de retomada da torcida nos jogos. Segundo a secretária, o retorno do público no futebol profissional será feita de acordo com os critérios abaixo. No entanto, ela não repassou quando irá acontecer e nem a divulgação por parte do Governo de Pernambuco sobre a torcida nos estádios.

  • de forma gradual, com o público reduzido
  • protocolos sanitários
  • uso de ferramentas de certificação digital para saber se as pessoas estão vacinadas ou testadas.

Entenda o plano de retomada das torcidas

O futebol profissional segue sem público. Ao menos, por enquanto. De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, existe um convênio com empresas de tecnologia para certificação digital para que a torcida nos estádios possa acontecer ainda durante a temporada de 2021.

> Presidente do Náutico espera retorno das torcidas até o final da temporada

''Toda essa especulação quanto a volta do publico tem o sentido de fazer a sociedade de voltar ao normal e ter dentro disso uma expectativa de retorno dos grandes eventos [...] Um programa mostra se você está imunizado ou testado nas últimas 24 ou 48 horas. O sistema vai constatar a veracidade da informação, e isso evitaria alguns problemas que ocorreram em outros Estados de atestados faltos'', explicou Evandro Carvalho.

VEJA MAIS CONTEÚDO