Nossa Senhora Aparecida: saiba por que Maria, mãe de Jesus Cristo, tem mais de mil nomes

O dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado pelo cristianismo, todos os anos, em 12 de outubro

Com informações da BBC Brasil
Com informações da BBC Brasil
Publicado em 12/10/2021 às 10:09
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

As pessoas que são católicas devem saber a resposta da pergunta abaixo: Nossa Senhora Aparecida tem muitos nomes e todos se referem a uma mesma pessoa? Para quem não sabe, a resposta é sim. Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é uma homenagem dos fiéis a representação da mãe de Jesus Cristo, para o cristianismo. No entanto, a jovem judia nasceu em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando as terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano, e que estava prometida em casamento a José, também pode ser chamada de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes e tantas outras.

> Dia de Nossa Senhora Aparecida em missa no Recife; confira programação para a tarde e noite

"Os nomes dedicados a Nossa Senhora Aparecida dependem muito da forma como ela apareceu. Normalmente são dados pelo nome do lugar onde ela apareceu ou pelas condições em que se deram o aparecimento", esclarece o padre Arnaldo Rodrigues, assessor da Arquidiocese do Rio de Janeiro em entrevista à BBC Brasil.

Aparições e inicio da crença

De acordo com a apuração da BCC Brasil, os estudos do padre Valdivino Guimarães, mariologista e ex-prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, os registros mais antigos dessa crença em Nossa Senhora Aparecida são do século 2. "Indícios arqueológicos demonstram a veneração dos primeiros cristãos. Nas catacumbas de Priscila, se vê pinturas marianas do segundo século, em local onde os primeiros cristãos se reuniam", afirmou.

> Mensagem de Bom Dia de Nossa Senhora Aparecida: veja aqui frases e imagens e envie para pessoas

No ano 40, segundo a tradição cristã, Nossa Senhora Aparecida ainda era viva e teria aparecido ao apóstolo Tiago na atual cidade de Zaragoza, na Espanha, onde ele estava pregando. Outro relato é o de uma aparição de agosto de 352, em Roma. Por cauda disso, foi erguida a Basílica de Santa Maria Maior.

Nossa Senhora Aparecida

A festa da padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08 de dezembro), quinto domingo após a Páscoa, e no domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria).

> Nossa Senhora Aparecida: Confira horário das missas no Santuário de Aparecida e como assistir

Foi durante a sua Assembleia Geral de 1953 que a CNBB determinou que a festa fosse celebrada definitivamente no dia 12 de outubro, por associação com a data de descobrimento da América, pela comemoração do Dia da Criança e por ser outubro o mês do encontro da Imagem, no rio Paraíba do Sul, em 1717.

VEJA MAIS CONTEÚDO