FUTEBOL

Qual a probabilidade do Galo ser campeão da Série A 2022?

Derrota para o Flamengo não alterou de forma significativa a situação do Galo na disputa pelo título da competição nacional

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 01/11/2021 às 11:15
divulgação/ Atlético-MG
FOTO: divulgação/ Atlético-MG

O revés do Atlético-MG para o Flamengo, no último sábado (30), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode não ter tanto peso na trajetória da equipe de Belo Horizonte na competição nacional. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Galo tem 88% de chance de conquistar o título do Brasileirão. A probabilidade de conquista do Alvinegro sofreu uma pequena redução. O Atlético-MG possuía 94% de chance de título antes da derrota para o Flamengo - a queda foi de seis pontos percentuais. O Rubro-Negro surge com 8% de chance de título, aponta Tristão Garcia.

Neste momento, a equipe de Cuca tem uma vantagem de 10 pontos para o time comandado por Renato Gaúcho, que ainda tem dois jogos a menos em relação ao Alvinegro. Desta forma, caso vença esses jogos a cumprir, o clube carioca ainda ficaria com quatro pontos a menos que o time de Belo Horizonte.

Embalado por três vitórias consecutivas, o Palmeiras é apontado por Tristão Garcia com 4% de chance de título. A equipe alviverde tem uma partida a mais que o Atlético-MG. O Galo não conquista o Campeonato Brasileiro desde 1971.

Chances de título do Brasileirão

  • 1º - Atlético-MG, 88% - 59 pontos, 28 jogos
  • 2º - Palmeiras, 4% - 52 pontos, 29 jogos
  • 3º - Flamengo, 8% - 49 pontos, 26 jogos

Os cálculos de Tristão Garcia

Matemático especializado em probabilidades relacionadas ao futebol, Tristão Garcia utiliza ferramentas matemático-computacionais de última geração e técnicas de inteligência artificial. A metodologia de Tristão Garcia considera inúmeros parâmetros, como o fator local (jogar em casa) e também os jogos recentes de determinado clube. As últimas seis partidas têm peso maior, enquanto as outras seis anteriores possuem relevância menor no cálculo.

VEJA MAIS CONTEÚDO