Olimpíadas de Inverno

Quais as modalidades das Olimpíadas de Inverno? Conheça!

Olímpiadas de Inverno tem início nesta sexta-feira (4)

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 03/02/2022 às 21:18
Notícia
Divulgação/COB
Manex Silva é brasileiro e compete no esqui, nas Olimpíadas de Inverno de Pequim - FOTO: Divulgação/COB

Os jogos das Olimpíadas de Inverno 2022 têm início nesta sexta-feira (4), com a abertura sendo realizada a partir das 9h. Neste edição, a competição é realizada em Pequim, na China. No total, são 15 modalidades presentes nos jogos, que acontecem entre 4 e 20 de fevereiro. Conheça todas as modalidades abaixo:

.

Hóquei no gelo

No hóquei no gelo, os times são formados por seis jogadores - um goleiro e cinco jogadores de linha. É permitido substituições constantes entre titulares e reservas, semelhante ao basquete. A dinâmica do jogo consiste em os atletas conduzirem um disco de borracha com tacos até o gol. São três tempos, onde quem marca a maior quantidade de pontos, vence.

Esqui alpino

O esqui alpino é uma das competições mais emblemáticas s dos Jogos de Inverno, conhecida mundialmente por exigir fisicamente os atletas. Na modalidade, os competidores costumam alcançar velocidades de até 152km/h. O esporte consiste em percorrer um percurso com passagens obrigatórias e entre estacas plantadas na neve chamadas "portas". Para sair vitorioso, é necessário fazer o percurso no menor tempo possível.

Esqui estilo livre

A modalidade exige de seus competidores saltos acrobáticos e descidas de montanha em velocidade. No total, são 13 eventos da modalidade, que vai contar com duas novas disciplinas: o big air feminino e masculino e o aéreos por equipes mistas.

Esqui cross-country

O esqui cross-country é um das modalidades originais dos jogos Olímpicos de Inverno. Na modalidade, os esquiadores percorrem grandes distâncias, com o objetivo de completar no menor tempo possível. Diferentemente do esqui alpino, as provas são realizada em terrenos planos ou ondulados.

Salto de esqui

No salto de esqui, os atletas têm que em esquiar por uma rampa de neve artificial, saltar o mais longe possível e aterrissar de maneira perfeita.

Curling

Fenômeno de audiência e um dos esportes mais inusitados dos jogos de Inverno, o Curling consiste em lançar pedras em relação a um alvo. A pedra utilizada é de granito e pesa entre 17 e 20 kg.

Patinação artística

Outra modalidade que gera bastante interesse ao público é a patinação artiística. Nela, os atletas apresentam coreografias no gelo utilizando patins. São cinco modalidades disputadas: individual masculino, individual feminino, duplas, dança no gelo e o evento em equipes.

Snowboard

Considera um misto entre esqui, skate e surfe, o Snowboard é um dos esportes que mais atrai o público jovem. A modalidade consiste em em se equilibrar com os pés presos a uma prancha e deslizar pelas encostas cobertas de neve.

Skeleton

Tido como um dos esportes mais radical dos jogos Olímpicos de Inverno, o Skeleton consiste em um atleta se lançando em um trenó e desce de cabeça a uma grande velocidade. Ele faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

Patinação de velocidade

Como o nome sugere, a patinação de velocidade consiste em competidores competindo em patins para ver quem faz o menor tempo. Em Pequim 2022, teremos corridas de 500 metros até provas de 10 mil metros.

Patinação em velocidade em pista curta

Semelhante a patinação de velocidade. No entanto, as provas serão mais curtas. Nesta modalidade, poderemos assistir provas de 500, 1000 e 1500 metros.

Luge

O esporte de pista mais rápido dos jogos Olímpicos, o luge consiste em o atleta descer a pista com as costas em cima do trenó e a cabeça para trás, sem ter uma visão completa da pista.

Combinado nórdico

O combinado nórdico é combinação do salto de esqui e esqui cross-country. É um esporte exclusivamente masculino. Na modalidade, o salto de esqui acontece primeiro, e o resultado é convertido para determinar a diferença de tempo entre as largadas de cada esquiador no cross-country.

Bobsled

O bobsled é conhecido como a "Fórmula 1 do Gelo". A modalidade é disputada m duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas disputas, cada equipe faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

Biatlo

O biatlo é combinação do ski cross country com o tiro esportivo. O atleta atira em alvos a 50m, deitado e em pé.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários