Basquete

Basquete: Fernando de Noronha sedia Campeonato de Basquete 3x3; Modalidade é esporte Olímpico

O torneio vai acontecer nos dias 22 e 23 de fevereiro

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 19/02/2022 às 0:20
Notícia
DIVULGACAO
Fernando de Noronha recebe etapa do Pernambucano de Basquete 3x3 - FOTO: DIVULGACAO

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, sediará o Campeonato Pernambucano de Basquete, na modalidade 3x3. A categoria esteve presente nas Olimpíadas de Tóquio e está garantida na próxima edição dos jogos, na França. A iniciativa é da Administração de Fernando de Noronha, em parceria com a Federação Pernambucana de Basquete (FPB) e algumas empresas de turismo da Ilha.

.

O torneio vai acontecer nos dias 22 e 23 de fevereiro, na quadra da Escola Arquipélago, e vai contar com 6 equipes, formadas por atletas que residem na ilha. A etapa é classificatória para a fase final da competição estadual.

Pela primeira vez a ilha recebe uma etapa de um campeonato de esporte coletivo. O evento, que abre o calendário da modalidade no estado, tem o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), além de estar registrado na plataforma da Federação Internacional de Basquete (Fiba), entidade máxima da modalidade no mundo.

O gestor de esportes da administração da ilha, Felipe Oliveira, destacou a importância de Noronha estar inserido dentro do cenário esportivo do estado. “Assim como Noronha é referência no surf, o basquete e outros esportes praticados na ilha também podem e devem ocupar espaços de referência. Além de promovermos mais eventos, é importante que os atletas noronhenses ocupem locais de destaque nos esportes”, afirma Felipe.

De acordo com um dos organizadores do campeonato, Flávio Souza, este evento coloca Noronha no mapa do esporte estadual e pode, futuramente, formar futuros atletas e oferecer novas possibilidades. “Sem dúvida, esse torneio vai nos dar visibilidade e abrir novos horizontes para o nosso esporte, que existe há muito tempo na ilha, além de incentivar jovens a praticar uma atividade esportiva”, disse o organizador.

Convidados especiais

A competição também vai contar com a presença de convidados que fazem parte do quadro da FPB e de outras entidades. Estarão no evento: o Presidente da FPB, Cláudio Monteiro; a Vice-Presidente Carmen Heliany; o atleta Tiago Santana, que faz parte da equipe do Aurora Basketball (PE), campeã regional de basquete 3x3 em 2021; e o Treinador da Seleção Brasileira Sub15 e campeão sul-americano de basquete, Carlos Oliveira, quem vem representando a CBB.

BASQUETE 3X3

O basquete 3×3 trata-se de uma variação do basquete tradicional. Surgiu no final dos anos 80 nas ruas de diversos países, sobretudo nos Estados Unidos. A categoria é considerada o esporte urbano mais popular do mundo e começa a ganhar cada vez mais visibilidade, principalmente após as Olimpíadas de Tóquio (Japão), quando a modalidade se tornou um esporte olímpico. Apesar da semelhança, o basquete 3x3 possui regras diferentes em relação ao que se é jogado costumeiramente. Por exemplo, cada equipe possui 3 atletas e 1 reserva e os jogos são disputados em meia-quadra, com uma cesta. As partidas tem 10 minutos de duração. Vence o jogo quem fizer 21 pontos primeiro ou tiver a maior pontuação após o tempo limite.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários