Copa do Mundo

SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Quando será? Qual horário? Como funciona o evento que definirá o grupo da Seleção Brasileira no Catar; confira

Copa do Mundo será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro

Victor Peixoto
Victor Peixoto
Publicado em 31/03/2022 às 11:28
Lluis Gene/ AFP
Troféu da Copa do Mundo - FOTO: Lluis Gene/ AFP

A Copa do Mundo vem aí! Nesta sexta, 1° de abril, a Fifa realiza o sorteio dos grupos da Copa de 2022, que será disputada entre 21 de novembro18 de dezembro, no Catar.

A cerimônia está marcada para às 13hhorário de Brasília, em Doha, capital catare.

Como funciona o sorteio?

A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.

A formação dos grupos se dá através de potes (Pote 1Pote 2Pote 3Pote 4), formados com base no Ranking da Fifa. Cada pote conta com oito seleções e os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.

No Pote 1 estarão presentes as chamadas "cabeças-de-chave", seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.

Compõem este pote o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em primeiro lugar, o Brasil está garantido neste como cabeça-de-chave.

Os potes 23seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental figurando no Pote 4.

Veja como ficaram os potes da Copa do Mundo:

CABEÇAS-DE-CHAVE: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem

Bloqueios

Existem bloqueios nos grupos da Copa do Mundo e ele são bem simples de entender, confira:

Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Por óbvio, uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.

Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.

Mas, há exceções. E elas são as seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, no entanto, apenas duas seleções europeias podem figurar no mesmo grupo, não sendo permitida uma terceira. 

Essa configuração implica em seis grupos com duas seleções europeiasum grupo com apenas uma e um oitavo grupo sem europeus.

outra exceção é curiosa. Caso a Austrália e uma outra seleção da Oceania garanta vaga, elas poderãosim, se enfrentar. Isso por que os australianos são vinculados à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.

Seleções classificadas

Até o momento, 29 seleções já garantiram vaga, confira:

Ásia: Catar (país-sede), Coreia do Sul, Irã, Japão e Arábia Saudita

América do Sul: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai

Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Sérvia, Espanha, Suíça, Dinamarca, Croácia, Portugal e Polônia

América Central / Norte: Canadá, México e Estados Unidos

África: Gana, Senegal, Tunísia, Camarões e Marrocos

Oceania: A Nova Zelândia enfrentará a Costa Rica na repescagem intercontinental

As seleções que faltam

Pela primeira vez na história, o sorteio da Copa do Mundo será realizado sem todas as seleções classificadas. Das 32 seleções, apenas 29 já estão garantidas no Catar. Restam três vagas, que serão definidas em junho com os seguintes jogos da repescagem, confira:

Escócia ou Ucrânia País de Gales - Repescagem Europeia

Devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, a partida da semifinal da chave 1 entre escoceses e ucranianos foi adiada para que os jogadores do país do leste europeu possam se recuperar psicologicamente do momento vivido.

As partidas devem acontecer em junho, juntamente à repescagem intercontinental.

Austrália ou Emirados Árabes UnidosPeru - Repescagem Intercontinental

Este jogo é outro que sofreu adiamento em função de fatores extracampo. Devido à pandemia de covid-19, as partidas das Eliminatórias tiveram que ser adiadas e readequadas no calendário, o que "jogou" a repescagem intercontinental para os dias 1314 de junho.

As Eliminatórias asiáticas é dividida entre dois grupos. Os EAU ficaram em terceiro do Grupo A e a Austrália em terceiro do Grupo B. Eles se enfrentarão para definir quem irá para a repescagem intercontinental contra o Peru, 5° colocado das Eliminatórias.

Pela possível presença peruana, esta bolinha não pode cair no grupo do Brasil ou qualquer outra seleção sul-americana.

Costa Rica Nova Zelândia - Repescagem Intercontinental

Outra partida que coloca seleções de continentes diferentes na briga por uma vaga. A 4° colocada das Eliminatórias da Concacaf (Américas do Norte e Central) Costa Rica, encara a campeã da Oceania, Nova Zelândia. A partida será em junho.

Brasil no Grupo da Morte com Alemanha ou Holanda

Sim, esta é uma possibilidade real. O Brasil é o 1° colocado no ranking, o que lhe garante como cabeça-de-chave no Pote 1. O mesmo não acontece com Holanda e Alemanha.

A Laranja Mecânica é a 9ª colocada e a carrasca do 7 x 1 é a 11ª, fora do Pote 1.

Sendo assim, ambas as seleções europeias figurariam no Pote 2, que contaria com 8 seleções, e poderiam cair no grupo da Seleção Brasileira, que só tem o impedimento de enfrentar seleções sul-americanas na fase de grupos.

FABRICE COFFRINI / AFP
Confira onde vai ser a Copa do Mundo de 2026 - FOTO:FABRICE COFFRINI / AFP

VEJA MAIS CONTEÚDO