Copa do Mundo

SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Veja quem o Brasil NÃO pode pegar na fase de grupos da Copa 2022

Sorteio acontece nesta sexta-feira (1), às 13h, horário de Brasília

Victor Peixoto
Victor Peixoto
Publicado em 01/04/2022 às 10:41
Alexandre Gondim/ JC Imagem
A Seleção brasileira conhecerá seus primeiros adversários da Copa do Mundo nesta sexta-feira - FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Com sorteio da Copa do Mundo 2022 marcado para as 13h desta sexta-feira, 1º de abril, a expectativa para conhecer os adversários da Seleção Brasileira é grande, mas o torcedor já pode tirar alguns times. 

Pensado nisso, separamos os países que não podem cair no grupo da Seleção Brasileira, confira:

Seleções sul-americanas

O sorteio da Copa do Mundo possui alguns bloqueios, mas eles são bem simples de entender. Em geral, seleções do mesmo continente não pode cair no mesmo grupo - com poucas exceções.

Sendo sul-americana, o Brasil não poderá ter em seu grupo nenhuma outra seleção da Conmebol, o que exclui, automaticamente a Argentina, que já não poderia cair por estar no Pote 1, o mesmo da Seleção Brasileira, o Uruguai, no Pote 2, e o Equador no Pote 4.

A exceção é as seleções da Europa, que podem cair até duas seleções no mesmo grupo, já que 13 se classificam.

Seleções do Pote 1

Presente no Pote 1, os "cabeças-de-chave", a Seleção Brasileira não poderá enfrentar outras seleções do seu pote. Cada um dos oito grupos é formado por uma equipe de cada pote, o que impede que países de um mesmo pote se enfrentem.

Sendo assim, o Brasil não poderá enfrentar:

CatarBélgicaFrançaInglaterraEspanhaPortugalArgentina, que já estaria bloqueada por ser uma seleção sul-americana.

Austrália ou Emirados Árabes ou Peru

Pela primeira vez na história, o sorteio será realizado sem que todas as 32 seleções estejam classificadas. Devidos aos adiamentos causados pela pandemia de covid-19 e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, os últimos jogos da repescagem foram adiados para junho.

São 29 seleções confirmadas e três a confirmar, sendo elas decididas nos seguintes jogos:

Vencedor de Escócia x UcrâniaPaís de Gales - Repescagem Europa

Vencedor de Austrália x Emirados ÁrabesPeru - Repescagem Intercontinental

Vencedor de Costa Rica Nova Zelândia - Repescagem Intercontinental

Como o torcedor pode observar, uma das chaves da repescagem conta com o Peru. Por ser uma seleção sul-americana, automaticamente, o vencedor desta chave não pode enfrentar um sul-americano, mesmo que quem avance sem Austrália ou Emirados Árabes.

O mesmo acontece com seleções asiáticas. Portanto, é certo que esta bolinha cairá num grupo com europeus, africanos e países das Américas do Norte ou Central.

Rádio Jornal transmite sua 12ª Copa seguida

A Copa do Mundo de 2022 terá transmissão ao vivo de todos os 64 jogos pela Rádio Jornal, com a equipe do Escrete de Ouro, que leva todas as emoções do principal evento futebolístico do mundo à casa dos brasileiros e pernambucanos desde a edição de 1978!

VEJA MAIS CONTEÚDO