Copa do Mundo

SORTEIO DA COPA DO MUNDO AO VIVO: Acompanhe a definição do grupo do Brasil na Copa 2022

Cerimônia acontece em Doha, no Catar, às 13h, horário de Brasília

Victor Peixoto
Victor Peixoto
Publicado em 01/04/2022 às 12:32
ALEXANDER SCHEUBER/FIFA
Sorteio da Copa do Mundo 2022 será realizado na tarde desta sexta-feira (1) - FOTO: ALEXANDER SCHEUBER/FIFA
Leitura:

Chegou o momento de conhecer os grupos da Copa do Mundo 2022 e os adversários da Seleção Brasileira no Catar. O sorteio dos grupos acontece nesta sexta-feira (1), às 13h, horário de Brasília, em cerimônia realizada em Doha, capital do país-sede deste mundial.

E o torcedor poderá acompanhar tudo ao vivo pela Rádio Jornal (FM 90.3).

Como funciona o sorteio?

 
O sorteio é feito com base no Ranking da Fifa que dividem as 32 seleções participantes em quatro potes. No Pote 1 estão presente as 7 melhores classificadas no ranking, que se juntam ao Catar, país-sede, que tem presença garantida no Grupo A para realizar o jogo de abertura.

Os Potes 2, 3 e 4 são definidos também com base no ranking. A única exceção fica por conta das seleções da repescagem. Independentemente das suas colocações, os classificados via repescagem, incluindo o último europeu, estarão no Pote 4.

São 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 seleções. Cada grupo conta com uma seleção de cada pote. Portanto, impreterivelmente, cada grupo terá uma seleção do Pote 1, outra do 2, outra do 3 e, por fim, uma do 4.

Holanda ou Alemanha no Grupo do Brasil

Estar garantido no Pote 1, em tese, deveria garantir um grupo mais "fácil". No entanto, há chances significativas da Seleção Brasileira cair no "Grupo da Morte".

Isso por que, Holanda, 10ª do ranking, e Alemanha, 12ª, estão no Pote 2, que ainda conta com Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Croácia e Uruguai, que é a única deste pote que não pode cair no grupo do Brasil por também ser sul-americano.

Com o impedimento do Brasil enfrentar o Uruguai na fase de grupos, a chance de o Brasil cair com Holanda ou Alemanha é de duas em sete, uma probabilidade de 28,57%.

Os potes e os cabeças-de-chave


Pote 1 (Cabeças-de-chave): Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal
Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai e Croácia
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos e Tunísia
Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e classificados da repescagem


Bloqueios do Sorteio

Existem bloqueios nos grupos da Copa do Mundo e ele são bem simples de entender, confira:

Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Por óbvio, uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.

Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo: A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.

Mas, há exceções. E elas são as seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, no entanto, apenas duas seleções europeias podem figurar no mesmo grupo, não sendo permitida uma terceira.

A outra exceção é curiosa. Caso Austrália e a Nova Zelândia, ambas da Oceania, garantam vaga, elas poderão, sim, se enfrentar. Isso por que os australianos são vinculados à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.

Mais Lidas