A Copa do Mundo 2022 se inicia no dia 20 de novembro e trará algumas novidades importantes e impactantes para o futebol.
Além de ser a primeira disputada no fim do ano, a primeira no Oriente Médio e contar com sistema semiautomático de impedimento, ela trará algumas implementações que influenciarão diretamente na estratégia dos treinadores para as partidas, que poderão fazer até seis substituições por jogo.
SEIS SUBSTITUIÇÕES NA COPA DO MUNDO; ENTENDA
Além da mudança no número de convocados, que saltou de 23 para 26 jogadores, outra mudança fundamental está no número de substituições, que passam de três para cinco e que podem chegar a seis em caso de choques de cabeça e suspeita de concussão durante as partida.
O que se mantém, no entanto, é o número de três paradas. Ou seja, poderão ser substituídos cinco jogadores, mas apenas em três mudanças, o que não se aplicará para o intervalos entre 1° e 2° tempo, 2° tempo e 1° tempo da Prorrogação, e entre o 1° e 2° tempos da Prorrogação.
Por se tratar de uma questão de saúde, a sexta substituição, por concussão, também não contará para efeitos de queimar uma das três mudanças permitidas pelo treinador.
PRORROGAÇÃO NA COPA DO MUNDO: TEM GOL DE OURO? E SÉTIMA SUBSTITUIÇÃO?
Não será permitida uma substituição extra na Prorrogação. Com o padrão anterior de três substituições, a Fifa iria implementar a quarta substituição no tempo extra, para evitar o desgaste físico dos jogadores, mas não o fará mais devido às seis já possíveis.