Futebol

Pernambucano 2019 terá datas insuficientes

FPF confirma que formato do Pernambucano 2019 exige 13 datas para realização, no entanto só há 12 datas disponíveis

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 18/10/2018 às 10:55
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Após reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol, nesta quarta-feira (17), ficou definido o formato do Campeonato Pernambucano do ano que vem. O modelo será igual ao deste ano, com oito equipes avançando para as quartas de final, que serão disputadas em jogos únicos como foi em 2018, e outras duas caindo para a Série A2.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que a instituição defendeu uma mudança no formato do campeonato, que foi eleito e defendido pelos clubes do interior do estado. "Nós temos que ver as questões legais. A FPF, a pedido dos clubes, retirou o poder de veto da federação. Entendo que vivemos num período de democracia e que os clubes tem que definir. Quem decide são os clubes e eles decidiram pelo mesmo modelo. A FPF nem vota e nem tem poder de veto, retirei esse direito. Sou um democrata e por isso temos que viver esse clima de respeito a decisão dos outros".

Evandro Carvalho ainda afirmou que os três grandes da capital, Sport, Náutico e Santa Cruz, também compactuaram com o mesmo pensamento. Entretanto, o Náutico entendeu que 'não valia a pena discutir o voto'. "O pensamento da FPF e dos três grandes era de que nós deveríamos reduzir de 12 para 10 e isso foi obtido. A FPF ainda acha que deve reduzir para 9. A FPF propôs que nós tivéssemos quatro ou seis clubes. O Náutico achou que não valia a pena discutir voto, visto que ela estava decidida pelo bloco. É preciso que as pessoas evoluam e tenham consciência coletiva e pensem num bem maior", disse.

Formato

De maneira, clara o campeonato terá 10 times. Na primeira fase, que terá somente jogos de ida, oito se classificam para as quartas de final e os outros dois são rebaixados para a Série A2. As quartas e as semifinais também serão em partidas únicas, enquanto as finais terão ida e volta. "Mesmo modelo desse ano, não tem nenhuma alteração. Os clubes entenderam que a FPF tem que fazer com 13 datas. Vamos fazer uma reunião com a CBF, já marquei, para obter mais uma data, que não é uma coisa fácil. A FPF existe pelos clubes", comentou Evandro.

Com isso há um choque de datas. Nesse modelo, são exigidos 13 datas para a realização da competição. No entanto, a FPF tem apenas 12 datas disponíveis para o estadual. Com isso, a competição já começa com datas insuficientes. "A FPF propôs 12 datas. Temos 6 datas no calendário e mais 6 datas que a FPF retirou da CBF. Essa 13º data, os clubes aprovaram. Eu mostrei as dificuldades. Mas o trabalho agora é buscar essa data", finalizou Evandro.

VEJA MAIS CONTEÚDO