Copa do Nordeste

Fórum Esportivo entrevista presidentes do Trio de Ferro e debate a Copa do Nordeste

Programa apresentado por Maciel Júnior começa às 21h, e também conta a presença do diretor comercial da TV Jornal, Vladimir Melo

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 03/06/2019 às 18:54
Rafael Santos/SBT Nordeste
FOTO: Rafael Santos/SBT Nordeste

O Fórum Esportivo, apresentado por Maciel Júnior, na Rádio Jornal, vai debater nesta segunda-feira a Copa do Nordeste. O programa vai receber os três presidentes dos times do trio de ferro da capital: Edno Melo (Náutico), Constantino Júnior (Santa Cruz) e Milton Bivar (Sport). O Leão da Ilha vai voltar a disputar a competição em 2020, após passar dois anos ausente por conta de uma decisão do ex-mandatário do clube, Arnaldo Barros. Além deles, o diretor da TV Jornal, Vladimir Melo, estará no debate. A TV Jornal vai transmitir o Nordestão por mais três anos, após renovação do contrato entre a Liga do Nordeste e o SBT Nordeste. O Fórum começa às 21h.

A Copa do Nordeste vem, a cada ano, se fortalecendo mais. A parceria entre os clubes na Liga do Nordeste com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e SBT Nordeste tem obtido sucesso e vai ser repetida por mais três anos, visando fomentar ainda mais o futebol da região.

“Mesmo com o futebol de Pernambuco em baixa, a gente tem quatro representantes na Série A (Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza). Com o futebol pernambucano voltando aos seus melhores momentos, com certeza a gente vai ter mais de cinco representantes na Série A. Desde a volta da Copa do Nordeste, estados como Rio Grande do Norte e Paraíba, que estavam em baixa, têm conseguido fomentar mais ainda seu futebol. É importante para a região. Você consegue mostrar atleta, cuidar melhor da gestão dos clubes. É uma competição que tem que ser enaltecida”, falou o diretor da Liga do Nordeste e presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior.

A atual edição da Copa do Nordeste foi marcada pela mudança de regulamento. Dessa vez, foram formados dois grupos de oito times, em que um clube enfrentava as equipes da outra chave. As quatro melhores passavam de fase e iam para as quartas de final. Ao todo, foram 72 partidas disputadas, 156 gols marcados e uma média de 2,17 tentos por jogo.

Confira os números

Melhor ataque: Fortaleza (19 gols marcados);

Melhor defesa: ABC (5 gols sofridos, mas foi eliminado na fase de grupos);

Mais vitórias: Fortaleza (7 vitórias);

Mais derrotas: Sergipe (7 derrotas);

Artilheiros: Gilberto (Bahia) e Júnior Santos (Fortaleza), com 8 gols;

Mais assistências: Evandro (Moto Club), com 4 assistências;

Mais cartões amarelos (jogador): Rogério (Botafogo-PB), com 7 advertências;

Mais cartões amarelos (time): Botafogo-PB (37 advertências);

Maior público: Bahia 1x1 Vitória (Arena Fonte Nova, com 43.393 torcedores);

Média de público pagante: 7.256 torcedores.

Copa do Nordeste 2020

Para a edição de 2020 da Copa do Nordeste, os participantes já foram definidos. Primeiro, os campeões estaduais já garantiram sua vaga automaticamente. Depois outros entraram via ranking e seletiva do Nordestão. São eles: ABC, América-RN, Bahia, Botafogo-PB, Ceará, Confiança-SE, CRB, CSA, Fortaleza, Frei Paulistano-SE, Imperatriz-MA, Náutico, River-PI, Santa Cruz, Sport e Vitória.

VEJA MAIS CONTEÚDO