play_circle_outline
Super Manhã / Passando a limpo

Geraldo Freire

access_time

03:20

Consultório do Rádio Livre

Anne Barretto

access_time

04:00

Nossa Saudade

Tony Araújo

play_circle_outline
Super Manhã / Passando a limpo

Geraldo Freire

access_time

03:20

Consultório do Rádio Livre

Anne Barretto

access_time

04:00

Nossa Saudade

Tony Araújo

search close
CLÁSSICO

Aflitos volta a receber Clássico das Emoções; Confira o histórico

O ano de 2019 marcou o retorno da partida após período de jogos realizados na Arena de Pernambuco

Davi Saboya e Fernando Castro
Pedro Alves
Último Clássico das Emoções decisivo nos Aflitos aconteceu em 2013.
Último Clássico das Emoções decisivo nos Aflitos aconteceu em 2013.
Alexandre Gondim/JC Imagem

O estádio dos Aflitos volta a receber neste sábado um clássico decisivo entre Náutico e Santa Cruz, válido pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de ser reinaugurado, o Eládio de Barros Carvalho já recebeu dois Clássicos das Emoções nesta temporada, mas sem o tempero a mais de decisão. Precisando da vitória, os tricolores jogam a vida para poderem se classificar às quartas de final, enquanto os alvirrubros já estão com a vaga no mata-mata garantida.

Na última década, o duelo entre os rivais foi disputado apenas dez vezes no reduto vermelho e branco, já que o Náutico mandava os jogos na Arena de Pernambuco, entre 2013 e 2018. A última vez em que as equipes disputaram um clássico decisivo no local foi em 2013, pela semifinal do Campeonato Pernambucano. Na oportunidade, o Náutico venceu o jogo por 2×1, mas o Santa Cruz levou a melhor nos critérios de desempate e avançou para a final.

Naquele jogo, os dois gols da vitória do Náutico foram marcados pelo atacante Elton, que hoje defende o rival Sport. Pelo lado do Santa Cruz, o atacante Denis Marques descontou. Como coincidência, no time tricolor de 2013, estavam presentes duas caras conhecidas que atualmente estão no clube: o zagueiro Willian Alves e o volante Luciano Sorriso, que pendurou as chuteiras e hoje é o executivo de futebol do clube.

No início dos anos 2000, o Timbu e a Cobra Coral protagonizaram embates decisivos. No Pernambucano, realizaram as finais de 2001, 2002 e 2004. Nos três anos, os segundos jogos foram decididos no Arruda e o Náutico se consagrou campeão. Em 2005, a equipe alvirrubra encontrou o Santa no quadrangular final da Série B. Desta vez, os tricolores levaram a melhor e Náutico ficou na Segundona após a famosa “Batalha dos Aflitos” diante do Grêmio.

Cinco anos depois, em 2010, as equipes também decidiram a semifinal do Campeonato Pernambucano, dessa vez com os alvirrubros levando a melhor. Na polêmica sobre o ‘Rei de Pernambuco’, Carlinhos Bala marcou o gol da vitória do Náutico por 1×0 sobre o Santa Cruz.

Mesmo com a classificação garantida, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, revelou que o time vai buscar a vitória. O clube alvirrubro quer vencer para encerrar a primeira fase na liderança do Grupo A e, posteriormente, buscar o acesso à Série B e ser campeão dentro dos Aflitos.

“Isso só pode acontecer em caso de vitória nossa e o Sampaio (Corrêa) perder ou empatar”, pontuou. “Em relação ao mata-mata, queremos a força do elenco para conseguir o acesso. Confiamos demais no grupo e quem entrar em campo vai render”, garantiu.

No Santa Cruz, o elenco coral irá defender no próximo sábado a invencibilidade no duelo contra os rivais do Trio de Ferro. Foram quatro partidas (três empates e uma vitória) contra o Timbu e um com o Sport (uma vitória. “Não só contra o Náutico, em clássico, estamos invictos neste ano. Sabemos da rivalidade dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, não será diferente. Espero uma partida disputada e que possamos ser felizes”, declarou o volante Charles.

Últimos dez Clássicos das Emoções nos Aflitos:

Náutico 0x0 Santa Cruz – Campeonato Pernambucano (17/03/2019)

Náutico 2×2 Santa Cruz – Copa do Nordeste (09/02/2019)

Náutico 0x2 Santa Cruz – Campeonato Pernambucano (31/03/2013)

Náutico 2×1 Santa Cruz – Semifinal do Campeonato Pernambucano (28/04/2013)

Náutico 2×2 Santa Cruz – Campeonato Pernambucano (04/02/2012)

Náutico 3×1 Santa Cruz – Campeonato Pernambucano (30/01/2011)

Náutico 2×1 Santa Cruz – Campeonato Pernambucano (27/01/2010)

Náutico 1×0 Santa Cruz – Semifinal do Campeonato Pernambucano (28/04/2010)

Náutico 1×1 Santa Cruz – Copa do Nordeste (10/07/2010)

Náutico 2×2 Santa Cruz – Campeonato Pernambucano (01/02/2009)


COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.