Série C

Náutico vence Sampaio-Corrêa nos Aflitos e abre boa vantagem na final

O Timbu venceu a equipe maranhense por 3 a 1. O segundo jogo da final acontece no próximo domingo (6)

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 29/09/2019 às 18:25
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Náutico venceu com gols de Lucas Hulk (contra), zagueiro Camutanga e volante Jonathan
Náutico venceu com gols de Lucas Hulk (contra), zagueiro Camutanga e volante Jonathan
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

O Náutico conseguiu abrir uma grande vantagem em cima do Sampaio Corrêa na briga pelo título da Série C do Campeonato Brasileiro. O Timbu venceu por 3×1, neste domingo, no estádio dos Aflitos, o primeiro jogo da grande final. Os gols foram marcados pelo volante Lucas Hulk (contra), o zagueiro Camutanga e o volante Jonathan. O meia Roney descontou para os maranhenses. A partida teve todos os ingredientes de uma decisão por um troféu regional.

Para os alvirrubros, o duelo não começou nada fácil. Pesou para os pernambucanos a eficiência tanto no ataque quanto na defesa. Agora, resta apenas um jogo para saber quem será o novo campeão da Terceira Divisão.

No próximo domingo, o Sampaio Corrêa recebe o Náutico, no estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão. O Timbu pode empatar ou perder por um gol de diferença para conquistar o título. Se perder por dois gols de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

Ouça os gols da partida na voz de Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo:

O JOGO

A partida começou muito truncada, mas com o Sampaio Corrêa ligeiramente melhor. O Náutico não conseguiu sair do campo de defesa e apresentou bastante dificuldade na transição ofensiva. Com espaço no meio-campo e a movimentação do centroavante Salatiel Júnior, o time do Maranhão segurou o início do duelo no setor ofensivo. Depois de um suportar uma pressão inicial, o Timbu conseguiu atacar por volta dos 20 minutos desafogando o confronto pelo lado direito.

E quando ninguém esperava, conseguiu êxito com a bola parada. Aos 28 minutos, o meia Jean Carlos cobrou o escanteio e contou com o vacilo da defesa adversária. O zagueiro Vitor Salvador tentou afastar, a bola bateu no volante Lucas Hulk e voltou para o fundo da rede. Só que o Náutico provou da mesma moeda em um erro do sistema defensivo.

Pelo lado esquerdo, o volante Josa também deu um “chutão” para frente com o intuito de parar a investida do Sampaio Corrêa. A bola resvalou em um adversário e voltou para dentro da grande área. A zaga alvirrubra ficou olha olhando e o meia Roney não perdoou. Aos 32, ele pegou de primeira e bateu forte para empatar a partida. Resultado que trouxe os maranhenses para o jogo novamente e o Náutico segurou o empate para o intervalo.

Na etapa final, o Timbu voltou completamente diferente do primeiro tempo. Buscando a vitória dentro de casa, os alvirrubros pressionaram o adversário e não demoraram para encontrar de novo o caminho do gol. Aos 9, o lateral-esquerdo Wilian Simões brigou com o meia Esquerdinha por uma bola na linha de fundo. Ganhou, conseguiu um cruzamento espetacular que o zagueiro Camutanga desviou e balançou a rede.

Querendo levar um bom resultado para São Luís, o Sampaio Corrêa não “abaixou a guarda” e foi para cima dos donos da casa. Explorando as jogadas pelas laterais, os maranhenses exploraram as bolas alçadas na grande área e a defesa alvirrubra suportou de forma positiva. Situação que é uma marca do Náutico do técnico Gilmar Dal Pozzo.

O foco dos alvirrubros nos últimos minutos foi o contra-ataque. Tanto que o treinador timbu tirou o meia Jean Carlos e colocou o volante Jimenez para apertar a marcação. Além disso, optou pela entrada do atacante Jefferson Nem na vaga do meia Danilo Pires para tentar aumentar a velocidade da saída de bola. Após as alterações, o ataque do Náutico só teve uma chance e foi eficiente.

Aos 44, o lateral-direito Hereda cobrou o lateral, a defesa desviou e a bola caiu nos pés do volante Jonathan dentro da grande área. Ele dominou e bateu forte no canto do goleiro Andrey. Festa do Timbu e explosão dos Aflitos. Após o terceiro gol dos mandantes, a partida ficou lá e cá. O atacante Alex Henrique ainda teve a chance de diminuir para o Sampaio Corrêa nos acréscimos, mas na cara de Jefferson, mandou para longe.

VEJA MAIS CONTEÚDO