PLANO DE CONVIVÊNCIA

RESTRIÇÕES: saiba tudo que muda com as novas medidas de combate à covid-19 em Pernambuco

As novas restrições foram anunciadas nessa segunda-feira (7) pelo governo do Estado

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 08/02/2022 às 8:25 | Atualizado em 08/02/2022 às 8:51
Notícia
FELIPE RIBEIRO/Acervo JC IMAGEM
As normas valem até 1° de março - FOTO: FELIPE RIBEIRO/Acervo JC IMAGEM

Pernambuco entra em uma nova fase do Plano de Convivência com a covid-19, a partir desta quarta-feira (9). Com isso, o Estado passa a adotar medidas mais restritivas para ocupação de ambientes propícios à aglomeração, por causa do avanço dos casos da variante ômicron da covid-19. Além disso, o Estado suspendeu o ponto facultativo no período do Carnaval. Novidades do plano foram anunciadas nessa segunda-feira (7) pela gestão estadual.

Com as novas restrições, o limite de capacidade em eventos será reduzido de 3 mil para 500 pessoas, em lugares abertos, e de mil para 300 participantes, em locais fechados. Segundo o Executivo estadual, para as festas com mais de 300 pessoas, continuará sendo exigida a apresentação de teste negativo para a covid-19 além do passaporte vacinal. Estádios de futebol também se encaixam nestas regrasAs normas valem até 1° de março.

.

Já os eventos corporativos, considerados "não festivos", poderão contar com até 1.500 participantes.

“Sabemos de todas as repercussões econômicas, sociais e culturais em torno dessa decisão, mas não há condições sanitárias para que seja realizada qualquer tipo de festividade no período de Carnaval em Pernambuco. Além disso, reduzimos a capacidade dos eventos de 3 mil para 500 pessoas e não descartamos tomar outras medidas restritivas se o número de casos continuar em crescimento acelerado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Apesar do anúncio das novas medidas, o decreto que as oficializa ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Isso deve ser feito nesta quarta-feira (9), quando as normas entram em vigor.

O que muda com as restrições?

  • Ponto facultativo de Carnaval cancelado;
  • Eventos festivos com limite de até 500 pessoas em locais abertos;
  • Eventos festivos com limite de até 300 pessoas em locais fechados;
  • Eventos corporativos com limite de até 1.500 participantes.

Ômicron em Pernambuco

A variante Ômicron da covid-19 continua em franca aceleração em Pernambuco, impactando no aumento de positividade e, consequentemente, hospitalizações e óbitos, principalmente em não vacinados.

Atualmente, 919 pacientes estão internados com quadros respiratórios graves nos leitos de UTI na rede pública – mesmo patamar de julho do ano passado. Além disso, a média móvel de confirmações diárias de novos óbitos no Estado chegou a 13,2 nesta segunda-feira (07.02) – um aumento de 128% na comparação com a de 14 dias atrás.

“Este cenário de aceleração exponencial da variante Ômicron impõe a adoção de novas medidas restritivas dentro do nosso Plano de Convivência. Por determinação do Governador Paulo Câmara, vamos continuar trabalhando para minimizar os impactos da doença, com a contratação de profissionais de saúde e a abertura de novos leitos. Mas só os esforços do Governo do Estado não serão suficientes para diminuir a circulação viral e superar o vírus. Precisamos, então, do engajamento da sociedade, com o respeito aos protocolos, o reforço nos cuidados e, principalmente, com a vacinação”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.

 

Comentários