CONFLITO INTERNACIONAL

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Ucrânia pediu ajuda financeira de emergência ao FMI

País está sofrendo ataques da Rússia desde quinta-feira (25)

Paloma Xavier AFP
Paloma Xavier
AFP
Publicado em 25/02/2022 às 20:54 | Atualizado em 25/02/2022 às 20:59
Notícia
ARIS MESSINIS/AFP
Bombeiros trabalham em um incêndio em um prédio após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022 - FOTO: ARIS MESSINIS/AFP

A Ucrânia pediu ajuda financeira de emergência ao Fundo Monetário Internacional (FMI), revelou a diretora-geral da instituição, Kristalina Georgieva, em comunicado nesta sexta-feira (25), ao final de uma reunião com o conselho de administração.

"Estamos explorando todas as opções de apoio financeiro adicional", inclusive por meio do programa de ajuda de US$ 2,2 bilhões que deve ser implementado até junho, e "as autoridades também solicitaram financiamento de emergência do FMI", explicou Georgieva.

A diretora-geral do FMI enfatizou que o Fundo "tem vários instrumentos em sua caixa de ferramentas e, à medida que a situação na Ucrânia evoluir, continuaremos conversando com as autoridades sobre a melhor forma de ajudá-los".

.

Georgieva especificou que se reuniu nesta sexta-feira com o conselho de administração, "para informar os administradores de nossa avaliação inicial da situação atual" e "garantir a eles que nossa equipe continuará trabalhando em estreita colaboração com as autoridades para apoiar a Ucrânia de todas as maneiras possíveis."

Ela acrescentou que o FMI trabalha "com o Grupo do Banco Mundial e outros parceiros para coordenar o apoio e ajudar melhor a Ucrânia".

Georgieva já havia manifestado preocupação com a invasão da Ucrânia pela Rússia. É "muito preocupante", repetiu, alertando para as consequências econômicas no momento em que o mundo se recupera da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Veja imagens do segundo dia de ataque da Rússia a Ucrânia

Comentários