REFORÇO

GUERRA UCRÂNIA: Mais de 100 brasileiros se voluntariam para lutar na guerra contra a Rússia

A Ucrânia está resistindo às investidas russas desde 24 de fevereiro

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 07/03/2022 às 16:12 | Atualizado em 07/03/2022 às 16:14
Notícia
SERGEI SUPINSKY / AFP
Ucrânia precisa de reforços para resistir aos ataques russos - FOTO: SERGEI SUPINSKY / AFP

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está tomando proporções cada vez maiores. Países de todo o mundo têm escolhido um lado e ajudado com armas, munições ou soldados. Apesar dos posicionamentos divergentes entre figuras importantes do governo federal, o Brasil não ficou de fora: mais de 100 brasileiros se ofereceram para lutar contra a Rússia. A informação foi dada pelo encarregado de Negócio da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, na última quinta-feira (3).

Tkach disse ainda que, devido ao grande número de pedidos, não será possível responder a todos.

Os brasileiros que querem se alistar vão ter que viajar por conta própria para a fronteira da Ucrânia com a Polônia. Os custos podem chegar a R$ 7 mil por pessoa, entre passagens aéreas e documentação.

.

Chegando ao local, deverão se apresentar às forças de segurança ucranianas.

Pessoas de outros países também podem se voluntariar. Para isso, eles terão que procurar as embaixadas e os consulados ucranianos, conforme orientou o Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia.

A Embaixada da Ucrânia está recrutando brasileiros?

Apesar da mobilização para o alistamento, a Embaixada da Ucrânia no Brasil negou estar recrutando brasileiros para a guerra. A embaixada comunicou, na quinta-feira, que não incentiva o recrutamento de brasileiros ou de estrangeiros para se juntarem às tropas militares ucranianas na guerra.

"Para evitar mal-entendidos, consideramos importante informar ao público brasileiro que a Embaixada da Ucrânia no Brasil não está fazendo alistamento para a Legião Estrangeira Ucraniana, e não está fazendo campanha para adesão a esta formação militar", escreveu em nota.

Enquanto a Embaixada da Ucrânia diz não estar recrutando brasileiros, as Forças Armadas ucranianas publicaram uma nota incentivando o recrutamento de estrangeiros. O texto funciona como um roteiro para os interessados e explica que as despesas de viagem devem ser bancadas pelos voluntários, mas que, ao chegarem lá, terão apoio integral garantido.

O diplomata ucraniano Tkach afirmou que não sabia se realmente havia pagamento de subsídios aos integrantes da Legião Internacional de Defesa do Território.

Quais são as exigências para se alistar na guerra contra a Rússia?

Interessados em se juntar à guerra contra a Rússia precisam seguir as exigências impostas pela Ucrânia. Os candidatos precisam ter experiência em atividades de forças de segurança e saber falar inglês, além de portar passaporte, uniformes e equipamentos de trabalho militar.

Os candidatos não precisarão apresentar visto.

Os voluntários que atenderem às exigências deverão assinar um formulário e, de acordo com autoridades ucranianas, os representantes das embaixadas da Ucrânia e o comando das forças de defesa territorial vão providenciar ajudar na rota até o país.

Ao chegar no território ucraniano, o voluntário assina um contrato e passa a integrar a Legião Internacional de Defesa do Território. Os custos até a Ucrânia podem chegar a R$ 7 mil.

Comentários