AGRESTE

Tremor de terra deixa moradores de Caruaru em estado de alerta neste sábado


Esse é o quarto abalo sísmico que atinge a cidade em menos de um mês. A intensidade do tremor foi de 3,3 pontos na Escala Richter

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/07/2015 às 20:22
Leitura:
Foto: JC Imagem


A terra voltou a tremer em Caruaru, no Agreste do Estado, por volta das 18h40 deste sábado (25). O abalo foi foi sentido em bairros no centro e também em áreas rurais da cidade, além de cidades vizinhas. De acordo com o departamento de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que faz o monitoramento e estudos na região, o tremor foi de 3.3 graus na Escala Richter, usada para medir atividades normais e extraordinárias em placas tectónicas. A escala vai até 10, embora o maior terremoto tenha sido registrado em 1960 no Chile e chegado a 9,5 graus.

Em Caruaru, é comum a ocorrência de abalos sísmicos de baixa intensidade. Porém, a partir de 3, os tremores já são considerados de média intensidade. Só entre os dias 30 de junho e 1º de julho deste ano foram registrados quatro pequenos tremores. O primeiro tremor aconteceu às 15h53 do dia 30 com magnitude preliminar estimada em 1.9. O segundo evento ocorreu às 16h20 com magnitude preliminar estimada em 2.0. O terceiro evento ocorreu às 16h49 e teve magnitude preliminar estimada em 2.2. Já na madrugada do dia 1º, o tremor aconteceu às 3h16 e teve magnitude preliminar estimada em 1.5 graus na escala Richter.


Mais Lidas