Parque eólico

Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco regulariza terras para instalação de parque eólico no Araripe

Além do título de propriedade, os moradores também receberão uma quantia mensal por ceder o espaço para a instalação das torres

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/08/2015 às 9:30
Foto: Internet

Apesar da crise econômica responsável pela retração nos investimentos e redução nos repasses com o Governo Federal, o secretário de Agricultura e Reforma agrária de Pernambuco, Nilton Mota, tem firmado parcerias estratégicas para o estado, e assinou um termo de cooperação com a empresa Casa dos Ventos, que assegurar a regularização fundiária dos imóveis rurais de Araripina e Oricuri, no Sertão de Pernambuco, localizados na rota de instalação das torres e linhas de transmissão do parque eólico da Chapada do Araripe. A meta é geocadastrar 15 mil hectares nos dois municípios, com emissão dos títulos até dezembro deste ano.

O secretário de desenvolvimento rural de Araripina, Breno Ramos, confirmou a presença dos técnicos do Instituto de Terras e Reforma Agrária do estado de Pernambuco. "O staff do Iterpe, estará aqui no nosso município para discutirmos as ações que serão tomadas com relação a essa regularização fundiária, na parte do estado de Pernambuco. É importantíssimo nesse momento que centremos os esforços nesse sentido para que o projeto ande de vento em poupa. Esperamos que nessa semana esse fruto que vai sair daqui amadureça rapidamente", afirmou.

Além do título de propriedade, os moradores também receberão uma quantia mensal por ceder o espaço para a instalação das torres, gerando renda não só para o município, mas tambem para toda a região. As empresas do setor vão investir R$6 bilhões em Pernambuco. Deste total R$ 3 bilhões serão empregados pela Casa dos Ventos nos dois parques eólicos do Araripe e Agreste.

O parque será instalado por etapas, e quando concluído, terá uma capacidade instalada de geração de 4 mil mW, capaz de fornecer energia limpa e renovável para 2.800.000 lares. A empresa está implantando outro parque no Agreste, nos municípios de Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, Pesqueira e Cachoeiras, a instalação do projeto também ocorrerá em etapas e terá capacidade de gerar 600mW até 2018, quando estiver pronto.

Confira o flash de Roberto Gonçalves: