POLÍCIA

Polícia Civil deflagra Operação Hipócrates em cidades de Pernambuco

O objetivo é dar cumprimento a nove mandados de prisão, dois mandados de condução coercitivos e 16 mandados de busca e apreensão em residências, clínicas e consultórios médicos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/11/2015 às 9:17
Foto: HRA/divulgação


A Polícia Civil de Pernambuco está em andamento com a 24ª Operação de Repressão Qualificada, denominada Hipócrates. Estão detidos na Delegacia Regional de Caruaru, no Agreste do Estado, os ortopedistas Bartolomeu Mota e Pablo Tiago. O também ortopedista Ricardo Marinho foi ouvido e liberado.

Seis técnicos de enfermagem, que atuam no setor de ortopedia do Hospital Regional do Agreste, ainda prestaram depoimentos nesta manhã e também foram liberados. A ação acontece nas cidades de Caruaru, Agrestina, São Caetano, Tacaimbó e Recife.

O objetivo da Operação é dar cumprimento a nove mandados de prisão, dois mandados de condução coercitivos e 16 mandados de busca e apreensão em residências, clínicas e consultórios médicos, inclusive nos Hospitais Regional do Agreste e Memorial de Caruaru.

De acordo com a polícia, os suspeitos teriam envolvimento com crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, lesão corporal e organização criminosa. A coletiva que estava marcada para acontecer na manhã desta quarta-feira (11), foi adiada para às 10h desta quinta-feira (12). Está mantida a coletiva de imprensa, às 15h, no auditório da Secretaria de Defesa Social, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Hipócrates é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo. É referido como uma das grandes figuras entre Sócrates, Aristóteles durante o florescimento intelectual ateniense. Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde.

Confira a reportagem de Jaciara Fernandes: