REDUÇÃO

Chesf anuncia redução da vazão da barragem de Sobradinho

"Vamos poupar para não faltar", disse o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/12/2015 às 9:40
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) decidiu reduzir a vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, devido ao baixo volume de água no lago. Em reunião realizada em Brasília, no sábado (15), a Agência Nacional de Águas (ANA) sinalizou que a redução da vazão do Rio São Francisco, de de 900m³/s para 800m³/s, ocorrerá ao mesmo tempo nos reservatórios de Três Marias (MG) e de Sobradinho (BA).

Em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (17), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias, falou sobre a ação, dizendo que o objetivo da redução é, sobretudo, poupar. “A redução é para ter a segurança de abastecimento. Estamos operando agora com 900m³/s, mas nada garante que as chuvas vão continuar, afirmou.

A Chesf informou que iniciará os testes de redução gradual da saída da água de Sobradinho pelo menos sete dias após a emissão das autorizações e aguarda mais informações sobre a complexidade de novos condicionantes ambientais para o procedimento.

“Todos estamos sensíveis ao momento hidrológico enfrentado nesta região já tão castigada pela seca. O objetivo da Chesf é controlar o reservatório de modo a garantir água para os usos múltiplos. A geração de energia hidrelétrica não é prioridade neste momento, pois temos abastecimento garantido”, destacou o superintendente de Operação da Chesf, Ruy Barbosa Pinto Júnior.

A redução foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e espera aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para começar na próxima segunda-feira (21).