TRADIÇÃO

Depois de ser cancelado, tradicional festival de jazz troca Garanhuns por Gravatá no carnaval de 2016

Em Garanhuns, população não se conforma e vereador afirma que diz que a cidade merecia mais respeito

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 24/12/2015 às 6:10
No ano que vem, sera realizada a 9ª edição do Garanhuns Jazz Festival. Foto: reprodução/Facebook


Não vai ter Garanhuns Jazz Festival no Carnaval. Pelo menos não em Garanhuns. Achou estranho? A gente explica. Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Garanhuns anunciou que o evento seria cancelado por falta de patrocínio. Depois de muitas lágrimas derramadas pelos fãs do festival, o Governo do Estado anunciou que vai ajudar a promover o evento, mas não na cidade em que ele se consolidou desde sua criação, há oito anos.

O organizador do festival, Giovani Papaleo, diz que a festa será realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o Sábado de Zé Pereira e a Terça-feira Gorda. Ainda não há contrato firmado, mas as conversas entre o secretário de Turismo, Felipe Carreras, e o interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti, já definiram como certa a realização do 1º Festival Gravatá Jazz.

O formato será o mesmo do realizado nos anos anteriores, mas em tamanho menor. De acordo com Papaleo, as negociações estão adiantadas como artistas da Europa, África e Estados Unidos.

Em Garanhuns, a repercussão foi completamente negativa. Nem os administradores locais, nem o público se conforma com a notícia. O vereador Audálio Filho diz que foi uma decisão política envolvendo o empresário Giovani Papaleo e o Governo do Estado. "A Prefeitura de Gravatá não vai entrar com dinheiro lá", diz. "Por que ele [Papaleo] não conseguiu essa capitação com o Governo do Estado para Garanhuns? Era o mínimo que ele podia fazer por Garanhuns depois de tudo que a cidade fez por ele", desabafa.

Bom foi para quem mora no Recife e evitava pegar a estrada para chegar à "Suíça Pernambucana". Enquanto Garanhuns dista 200 km do Recife, Gravatá está a 84 km da Capital Pernambucana.