AGRESTE

Escolas municipais de Gravatá podem ser fechadas

Segundo o Conselho Municipal de Educação, a rede pública estaria estudando a possibilidade de fechar algumas unidades

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/01/2016 às 9:46

Uma verdadeira batalha está sendo travada entre professores, pais de alunos e a Secretaria de Educação de Gravatá, no Agreste do estado. Segundo o Conselho Municipal de Educação, a gestão do interventor Mário Cavalcanti estaria estudando possibilidades de fechar algumas escolas espalhadas pela Zona Rural.

A Rede Pública de Educação de Gravatá conta com 17 escolas na cidade e 45 na área rural. Duas reuniões já foram realizadas com as partes envolvidas mas, até agora, nenhuma definição foi tomada antes do início do ano letivo.

Sunamita Oliveira, membro do conselho, garante que tudo será feito para impedir o possível fechamento das unidades. “Estamos apelando primeiramente para o cumprimento das leis, apresentando desde o Estatuto da Criança e do Adolescente, que afirma que é direito da criança ter acesso a educação de qualidade, à Lei 12.960, que garante o funcionamento das escolas e que o fechamento só pode acontecer mediante consenso da comunidade escolar” comentou.

Por outro lado, a secretária municipal de Educação, Maria ngela Andrade, disse que as escolas não serão fechadas. “Estamos reordenando a rede, para atender melhor. Fechar as escolas é tolher direitos e essa não é a nossa intenção”, afirmou.