CLIMA

No Sertão do Pajeú, mês de janeiro é considerado o mais chuvoso desde 2004


Apesar das chuvas, barragens continuam em situação de colapso ou pré-colapso

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/02/2016 às 8:42
Leitura:
Foto: Reprodução/Internet

A tarde e a noite desta segunda-feira (1º) foram chuvosas na maioria das cidades do Sertão do Pajeú. Cidades como Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Ingazeira, Flores, Calumbi, Serra Talhada e na vizinha Água Branca, na Paraíba.

O mês de janeiro de 2016 é apontado como um dos melhores no volume de chuva nos últimos anos. Desde 2004, não chovia tão bem na região do Pajeú, mas as últimas precipitações não foram suficientes para acumular água. Sendo assim, os meteorologistas esperam mais um ano de seca no Sertão.

De acordo com os registros, vários reservatórios da região, como as barragens de Brotas e Rosário continuam em colapso ou pré-colapso. Na Zona Rural, entretanto, pequenos barreiros e cisternas estão com um pequeno volume em algumas áreas. Pela ordem, em janeiro, choveu mais no município de Santa Cruz da Baixa Verde, com 273 milímetros. Em Triunfo, choveu 251, Quixaba 211, Brejinho 210, Solidão 209, Tabira 184, Santa Terezinha 170, Serra Talhada 156 e em São José do Egito 148.


Mais Lidas