MICROCEFALIA

Em Caruaru, 25 casos de microcefalia são confirmados no Hospital Mestre Vitalino

Em Petrolina, no Sertão, nove casos da má-formação foram confirmados

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/02/2016 às 10:20
Foto: Reprodução/Internet

O número de casos de microcefalia avança em Pernambuco, assustando a população. Dos 108 bebês atendidos com suspeita da má-formação no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste do estado, 25 foram confirmados.

Na unidade, que é referência no tratamento dos casos, 25 fichas são disponibilizadas, toda terça-feira, para as primeiras consultas e os demais dias da semana são dedicados para o tratamento dos bebês de 53 municípios. Nesta quinta-feira (4), foi dia de Viviane Maria, mãe de uma das crianças diagnosticadas com microcefalia, receber oficialmente o parecer médico sobre a patologia neurológica.

A família mora em Belo Jardim, também no Agreste, e no quinto mês de gravidez, Viviane contraiu o vírus da zika. “Meu filho passou por um exame de cabeça, um exame de sangue e vai passar a fazer terapia”, comentou.

Em Petrolina, no Sertão do estado, nove casos foram notificados e dois fetos morreram com a má-formação. A Secretaria de Saúde do município informou que os bebês passaram por exames como tomografia e estão recebendo acompanhamento de uma equipe multiprofissional. Este ano, no município, já foram notificados 49 casos de dengue, 43 de zika vírus e 16 de chikungunya.