CRIME

Menino de 9 anos é resgatado de cárcere privado em Trindade

Criança era mantida presa em casa pela família desde o nascimento. Cárcere seria motivado por traços de retardo mental do menino

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/03/2016 às 7:38

Um menino de 9 anos foi resgatado do cárcere privado em que viveu a vida inteira neste mês. Ele era mantido confinado pela própria família em uma casa humilde na Zona Rural de Trindade, no Sertão do Estado. O caso já era conhecido pelas autoridades desde 2013, mas só conheceu um desfecho agora.

A criança foi encaminhada na semana passada, sob medida protetiva, à Casa de Acolhimento Rodolfo Aureliano (CRAUR), no Engenho do Meio, no Recife. Sua situação já havia sido denunciada por vizinhos ao Conselho Tutelar de Trindade há pelo menos três anos. O cárcere teria sido motivado por traços de retardo mental apresentados pelo menino.

De acordo com o presidente do Conselho do município, Gilvan Andrade, o problema não foi resolvido antes porque, até 2014, várias unidades de acolhimento próximas a Trindade não aceitaram receber o menino. A situação só começou a ser resolvida no início deste ano, quando uma assistente social do Recife tomou conhecimento do caso e resolveu ajudar a criança. Segundo Gilvan Andrade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tomou todas as medidas cabíveis para que a criança fosse resgatada o mais rápido possível.

O conselheiro conta, também, que foi ameaçado várias vezes pela família da criança. A família e a promotoria de Trindade não se pronunciaram sobre o caso. Ouça mais detalhes na reportagem de Roberto Gonçalves: