CRISE

Por falta de medicamentos, hospital fecha em Nazaré da Mata

O Hospital Regional Ermírio Coutinho sofre com falta de repasse e não conta com materiais básicos para realizar atendimento

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 07/04/2016 às 11:03
Foto: Josildo Santos/Giro Mata Norte


O Hospital Regional Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, suspendeu todos os atendimentos ambulatoriais, neonatal e de urgência e emergência por falta de medicamentos. A unidade é a única na Mata Norte do Estado que realiza uma média de 200 partos mensais. O diretor do hospital, o médico Francisco Madeiro, explica que a falta de insumos básicos, como soro fisiológico, provocou a decisão.

Francisco Madeiro informa que a diretoria da unidade já entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado e o Governo de Pernambuco, que estão tentando repassar a verba para o hospital. A crise financeira da unidade já se arrasta há mais de quatro anos. O Ermírio Coutinho recebe uma verba fixa de R$ 1.300.000, mas esse valor não acompanha os reajustes nas despesas. O diretor aponta que o hospital tem mais de R$ 2 milhões em dívidas.

Após auditoria e aprovação das contas, a Secretaria de Saúde sinalizou o pagamento até a próxima sexta-feira (8). Durante a tarde de hoje, uma audiência pública com a diretoria e funcionários do hospital vai acontecer no Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS), em Carpina, às 15h. Estarão presentes prefeitos e secretários de Saúde de toda a região e o objetivo é discutir a situação do hospital.

Ouça a reportagem de Ramos Silva: