SECAS

Secas fazem Governo renovar decreto de emergência no Agreste e Sertão

Duas portarias declararam situação de emergência em 126 municípios pernambucanos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/06/2016 às 11:00
Foto: Reprodução


Em decorrência do longo período de estiagem que atinge algumas regiões de Pernambuco, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa reconheceu, através de duas portarias, situação de emergência em 126 municípios do Estado. De acordo com a lista oficial divulgada no Diário Oficial, os municípios se concentram no Agreste e no Sertão.

Na área Setentrional, estão as cidades de Limoeiro, Bom Jardim, Casinha, Cumarú, Feira Nova e João Alfredo. Também integram a lista os municípios de Frei Miguelinho, Machados, Salgadinho, Surubim, Passira e Orobó. Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) lamentou a seca contínua na Região Nordeste. O documento diz, ainda, que a crise hídrica precisa ser enfrentada com a participação efetiva da União e dos Estados.

Para a CNM, não basta apenas o Governo Federal reconhecer a situação de normalidade, mas deve de forma urgente direcionar aos municípios investimentos de recursos materiais, humanos e, principalmente, financeiros. Na nota, a CNM lembra que várias prefeituras estão sendo obrigadas a decretar situação de emergência praticamente o ano inteiro, além de enfrentar a burocracia para a liberação dos recursos que, em geral, demora mais de um ano.

Ouça o flash de Alfredo Neto: