POLÊMICA

Secretário de Cultura aponta redução de custos para a Missa do Vaqueiro

Após polêmicas, a 46ª edição do evento foi confirmada e vai ser realizada entre os dias 21 e 24

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/07/2016 às 9:07
Foto: Divulgação

O secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, confirmou que a Missa do Vaqueiro 2016 em Serrita teve grande redução de custos, mas vai ocorrer sem prejuízos. Após polêmicas, a 46ª edição do evento foi confirmada e vai ser realizada entre os dias 21 e 24, com investimento de R$ 500 mil do Governo do Estado.

“A festa vai acontecer. Apenas mudou a fórmula do apoio, estamos mantendo a festa em sua essência e tirando apenas coisas que descaracterizam, tirando eventos paralelos. O fundamental da missa haverá”, explicou.

Secretário falou ainda do plano de contingenciamento de gastos do governo e explicou que o Festival de Inverno de Garanhuns também será feito com menos recursos este ano. “É possível realizar a festa com menos e estamos garantindo isso”, disse.

Pela primeira vez o festival foi aprovado na Lei Rouanet este ano, segundo revelou Marcelino Granja, embora não tenha tido tempo hábil para captar recursos.

Entretanto, secretário deixou claro que no ano que vem o festival contará com essa captação de recursos através da Lei Rouanet, a fim de aliviar cofres do Estado.

Confira a entrevista completa:

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia, a festa organizada pela Fundação João Câncio ocorre na vila Ipueira, animada pela Companhia do Vaqueiro e Jorge do Acordeon.

Na sexta (22), a programação começa no Parque Nacional do Vaqueiro, com vaquejada, seguida por uma roda de forró (com Cosmo do Acordeon, Dijesus, Epitácio Pessoa, Gonzaga Neto e Zé Francisco) e shows da banda vencedora do SuperStar, Fulô de Mandacaru, mais Arreio de Ouro, Danilo Pernambucano, Joquinha Gonzaga e Bond Xote.

O sábado (23) inicia com pega de boi no Sítio Favinha, às 9h. Já a partir das 16h tem Roda de forró (com Vital Barbosa, Elmo Oliveira, Baião Mais Eu, Leonardo do Acordeon e Sotaque Nordestino) e shows de Flávio Leandro, Kinho Callou, Dorgival Dantas, Ítalo e Renno, Coral Aboios e Rômulo Júnior.

No domingo (24) haverá shows de Josildo Sá, com participação de Chambinho do Acordeon, além de Coral Aboios, Chico Justino e Cícero Mendes, Fernando Aboiador, Ronaldo Aboiador e Pedro Bandeira. A tradicional missa fecha a 46ª edição, presidida pelo bispo de Salgueiro, dom frei Magnus Henrique Lopes.