ELEIÇÕES 2016

Eleição no interior de Pernambuco é marcada pela volta de ex-prefeitos

Na Mata Norte, apenas dois prefeitos conseguiram se reeleger. Em Carpina, o atual prefeito obteve apenas 367 votos.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/10/2016 às 9:37
Foto: Reprodução/Internet

Por todo o estado de Pernambuco, as eleições municipais trouxeram novidades ou confirmaram o que já era esperado. Confira os principais resultados nas regiões da Mata Norte, Agreste e Sertão:

MATA NORTE

O resultado das eleições municipais trouxe uma renovação no comando das prefeituras da região da Mata Norte. Em Carpina, o deputado estadual Manuel Botafogo (PDT) foi eleito pela 3ª vez prefeito da cidade, com 23.870 votos. O atual prefeito da cidade, Carlinhos do Moinho (PSB), ficou em 3º lugar, com 367 votos, equivalente a 0,83%.

Em Lagoa do Carro, a irmã de Manuel Botafogo, Judite Botafogo (PSDB), foi eleita prefeita com 5.863 votos para governar o município pela 2ª vez. No município de Nazaré da Mata, o ex-prefeito Nino (PSDB) se elegeu com 8.970 votos. Essa é a 4ª vez que ele governa a cidade.

Na Mata Norte, os únicos prefeitos que conseguiram a reeleição foram o de Tracunhaém, Belarmino Vasquez (PR) e o de São Vicente Ferrer, Flávio Régis (PSB).

Saiba mais no flash de Ramos Silva:

AGRESTE

Nos municípios de Limoeiro e Surubim, dois importantes colégios eleitorais do Agreste Setentrional, a oposição saiu vencedora nas eleições deste ano. Em Limoeiro, o ex-vereador Joãozinho (PSB) venceu o sobrinho Thiago Cavalcante (PTB). O socialista teve 52,76% dos votos válidos. Na disputa pela câmara dos vereadores, apenas 7 foram reeleitos para as 15 vagas, o que representa mais de 50% de renovação para o mandato 2017-2020.

Em Surubim, a candidata do PSB, Ana Célia, conquistou 51,54% dos votos válidos, equivalente a 18.188 votos. Ela venceu o atual prefeito da cidade, Túlio Vieira (PT).

Saiba mais no flash de Alfredo Neto:

Já em Pesqueira, Maria José (PRP) foi eleita prefeita do município com 19.894 votos, atingindo cerca de 80% dos votos válidos. O atual prefeito da cidade, Evandro Chacon (PSB), ficou em 3º lugar com 4.148 votos. Os casos de restrições junto à Justiça Eleitoral podem afetar a ocupação das cadeiras na Câmara dos Vereadores. Uma lista parcial foi divulgada no site da Justiça Eleitoral.

Confira a lista no flash de Nildo Lucena:

SERTÃO

O ex-deputado estadual Raimundo Pimentel (PSL) foi eleito como prefeito de Araripina com 18.332 votos, equivalente a 43,08%. O maior colégio eleitoral do Araripe, com 53.291 eleitores, também elegeu 15 vereadores para o mandato 2017-2020. Confira a lista completa no flash de Roberto Gonçalves:

Confira os resultados da eleição por outras cidades de Pernambuco com Caroline Santos: