PROTESTO

Pipeiros fazem protestos em todo o estado por falta de pagamentos

Os protestos são nas BRs 232 e 116, em Salgueiro, e na cidade de Petrolina. A categoria não recebe o repasse do estado há mais de um ano

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/10/2016 às 10:48
Protesto em Petrolina fecha avenida com carro-pipa
Foto: Marco Aurélio/JC Imagem

Os pipeiros que atendem as comunidades rurais do Sertão pernambucano estão bloqueando nesta segunda-feira (17) o entroncamento das BRs 116 e 232, na cidade de Salgueiro. Eles abastecem os municípios de Cedro, Serrita, Morilândia, Parnamirim e Granito e estão sem receber seus pagamentos há mais de um ano.

De acordo com a categoria, o contrato é feito com o Instituo Agronomico de Pernambuco (IPA), órgão da secretaria de agricultura do Estado, e todas as negociações fracassaram. Os pipeiros afirmam que só voltarão ao trabalho após um acordo com a garantia dos seus pagamentos.

Confira mais informações no flash de Roberto Gonçalves:

PETROLINA

O protesto dos pipeiros em Petrolina está acontecendo em frente ao IPA, no centro da cidade. Caminhões-pipa estão atravessados na pista em forma de protesto devido à falta de pagamentos pelos serviços prestados há cerca de 13 meses. Até o momento, nenhum representante do Estado ou do IPA compareceu ao local do protesto.

Saiba mais no flash de Marco Aurélio:

CODECIPE

Em nota, o Instituto Agronômico de Pernambuco e a Codecipe afirmaram que "apesar do agravamento da crise econômica, o serviço de carro-pipa está dentro das ações emergenciais de convivência com a estiagem e atende os municípios do semiárido pernambucano, reconhecidos em situação de emergência, através de decreto". As instituições afirmam que o calendário de pagamento está sendo revisado e os débitos serão quitados, mas não informa data.