Estudantes da rede de ensino público de Pernambuco realizam, nesta sexta-feira (28), um protesro contra a PEC 241, aprovado em discussão e que prevê 20 anos de congelamento de recursos para educação e saúde.
Na noite de ontem (27), mais um centro acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi ocupado por estudantes. Os universitários acamparam no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Os campus de Recife, os centros de Educação, de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), de Artes e Comunicações (CAC) e o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate), além do Centro Acadêmicos de Vitória de Santo Antão (CAV), estão ocupados.
Para mais detalhes confira a reportagem de Núbia Silva:
PEC 241
A PEC 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior.
Pela proposta, a regra valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor uma nova base de cálculo ao Congresso.
Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.