A partir desta quarta-feira (16), servidores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) de Caruaru, no Agreste, entrarão em greve por tempo indeterminado. Apenas 30% do efetivo continuará trabalhando no local e, na segunda-feira (14), ponto facultativo, algumas pessoas chegaram à unidade para fazer doação, mas encontraram as portas fechadas.
Os funcionários reivindicam melhores salários e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras. o hemocentro da Capital do Agreste atende mais de 30 municípios do interior e enfrenta uma verdadeira maratona para conseguir doadores de todos os tipos sanguíneos. Maria da Paz, moradora de São Caetano, fez um apelo pela sobrinha, de apenas seis anos, que fará um transplante de medula óssea no Recife e precisará de sangue.
"Ela tem leucemia e está internada em um hospital do Recife. Saí de casa, deixei minhas obrigações para vir doar, mas, quando cheguei, não tinha nada. Me disseram para vir na próxima quarta-feira (16), mas não sei se conseguirei", disse Maria da Paz.
MOBILIZAÇÃO
Está programada para esta quarta-feira uma movimentação dos funcionários para chamar a atenção das autoridades, na frente da unidade.