SERTÃO

Estudante morre com suspeita do vírus H1N1 em Petrolina

Lucas de Souza Santos, de 26 anos, apresentou sintomas do H1N1 após participar de uma feira de tecnologia em Minas Gerais

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/11/2016 às 16:56
Foto: Reprodução/ Blog do Finfa


A população de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, amanheceu a apreensiva diante da morte de um jovem com suspeita de H1N1. Nessa quarta-feira (16), Lucas de Souza Santos, de 26 anos, deu entrada no Hospital Neurocardio com um quadro de febre e dores abdominais e que evoluiu para um quadro de insuficiência respiratória grave.

Lucas era estudante do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Lucas apresentou sintomas após participar de uma feira de tecnologia em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De acordo com o diretor da unidade de saúde, o médico neurologista José Carlos de Moura, responsável pelo paciente, existe a suspeita de que a morte pode ter sido provocada por complicações causadas pelo H1N1. “Esse vírus está para ser detectado, mas há uma grande possibilidade de ter sido pelo vírus H1N1. Afeta a parte respiratória e hemodinâmica, quer dizer, do funcionamento do coração levando a uma parada cardíaca irreversível em menos de 24 horas”, explicou o médico.

As pessoas próximas e que tiveram contato com ele durante a última semana devem ficam em observação de sete a dez dias.

Confira os detalhes na reportagem de Marco Aurélio:

Exames devem apontar a causa da morte

Amostras e material foram coletados e serão enviados para análise para confirmar a causa da morte. Os exames devem ser realizados em Belo Horizonte ou São Paulo e o resultado deve ser sair em quatro ou cinco dias.