Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (23) uma operação que investiga crimes na Câmara de Vereadores de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A Operação Caça Fantasma da Polícia Civil teve como alvo principal o vereador Tota Barreto, que foi presidente da casa em 2013 e 2014. Ele foi preso preventivamente.
Ao todo foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 16 de busca e apreensão. Além desses, ainda houve a execução de outros seis de condução coercitiva, quando a pessoa é levada contra a própria vontade para prestar depoimento.
Ravi Soares tem os detalhes:
Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Carpina e eram destinados a pessoas ligadas ao vereador Tota Barreto. Elas são suspeitas de envolvimento nos crimes de peculato, apropriação, estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
O delegado Nehemias Falcão, diretor do Departamento de Polícia do Interior 1, explica que as investigações tiveram início no começo deste ano. Todos os materiais apreendidos durante a operação foram encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no Recife.