DESVIO DE DINHEIRO

Prefeito de Ribeirão é preso em nova fase da Operação Terra Arrasada

De acordo com o Ministério Público, um esquema criminoso desviava recursos da limpeza urbana. Além do prefeito de Ribeirão, também foram presos dois secretários do município

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/12/2016 às 9:21
Legenda


A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quinta-feira (1º), a Operação Terra Arrasada II. A ação, que tem o apoio do Ministério Público, cumpre mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento em crimes de responsabilidade, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e crime organizado com atuação na Prefeitura do município de Ribeirão.

» Esquema desviou R$ 80 milhões de programas da reforma agrária
» Ministério Público vai solicitar afastamento de outros prefeitos

Nesta quinta-feira, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Do total de mandados de prisão, três foram expedidos em desfavor do prefeito de Ribeirão, Romeu Jacobina de Figueiredo, e contra dois secretários do município, afastados por decisão judicial.

De acordo com o procurador do Ministério Público de Pernambuco, Ricardo Lapenda, um esquema criminoso desviava dinheiro da coleta de lixo da cidade. A segunda fase apurou o desvio de quase R$ 5 milhões do município.

Para isso, uma empresa fantasma em nome de Ulisses Urquiza era usada maquiar os desvios. A empresa não tinha caminhões. Os serviços eram terceirizados e caçambeiros eram subcontratados a baixo preço e de forma fraudulenta para realizar o serviço.

Os presos e os materiais apreendidos estão sendo encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI). Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

RESULTADOS

Participaram da ação 85 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações foram realizadas pelo Ministério Público de Pernambuco, com o suporte do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).